Como usar o Tiag?
Você deve tomar os comprimidos de Tiag® com água, por via oral, com ou sem a ingestão de alimentos.
Para os pacientes que não conseguem engolir o comprimido inteiro, Tiag® (90 mg e 2x90 mg) pode ser triturado a um pó fino e misturado em meio copo de água e ingerido imediatamente. O copo deve ser lavado com mais meio copo de água e o conteúdo deve ser ingerido. A mistura também pode ser administrada através de uma sonda nasogástrica (CH8 ou maior). É importante lavar a sonda nasogástrica com água após a administração da mistura.
Em pacientes com Síndromes Coronarianas Agudas (SCA), o tratamento de Tiag® deve ser iniciado com uma dose única de 180 mg (dois comprimidos de 90 mg) e então continuado com a dose de 90 mg duas vezes ao dia. O tratamento é recomendado por pelo menos 12 meses, exceto se a interrupção do Tiag® antes desse prazo for clinicamente indicada pelo médico.
Em pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) Isquêmico Agudo ou Ataque Isquêmico Transitório (AIT), iniciar Tiag® com uma dose única de 180 mg (dois comprimidos de 90 mg) e então continuar com a dose de 90 mg duas vezes ao dia por 30 dias.
Os pacientes que estiverem utilizando Tiag® devem também tomar uma dose baixa de manutenção diária de 75-150 mg de ácido acetilsalicílico. Uma dose inicial de ataque de ácido acetilsalicílico é recomendada em pacientes com SCA, AVC Isquêmico Agudo ou AIT.
Esquecimento de dose
Lapsos durante a terapia devem ser evitados. Se você se esquecer de tomar uma dose de Tiag® deve tomar sua próxima dose no horário programado.
Interrupção prematura
A interrupção prematura de tratamentos que ajudam a impedir o acúmulo de plaquetas (antiplaquetários), incluindo Tiag®, antes do tempo recomendado, poderia resultar em um aumento do risco de morte por doenças cardiovasculares ou infarto do miocárdio ou AVC (derrame) devido à doença de base do paciente.
Os médicos que desejam alterar a terapia para Tiag®devem administrar a primeira dose de Tiag® 24 horas após a última dose do outro medicamento antiplaquetário.
Populações Especiais
Pacientes pediátricos
A segurança e a eficácia em crianças abaixo de 18 anos de idade não foram estabelecidas.
Idosos
Não é necessário ajuste de dose.
Pacientes com insuficiência renal (alterações nos rins)
Em pacientes com doença renal terminal em diálise, os dados de estudos com ticagrelor 90 mg demonstraram que o medicamento não é dialisável, ou seja, não é retirado da corrente sanguínea durante o procedimento da diálise, e mantém seu efeito clínico mesmo após a diálise. Não é necessário ajuste de dose em pacientes com insuficiência renal.
Pacientes com insuficiência hepática (alterações no fígado)
Não é necessário ajuste de dose para pacientes com insuficiência hepática leve. Tiag® não foi estudado em pacientes com insuficiência hepática grave, portanto, o seu uso é contraindicado. Informações limitadas estão disponíveis em pacientes com insuficiência hepática moderada, então o Tiag® deve ser usado com cautela nesses casos.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Tiag® 90 mg comprimido revestido não deve ser partido ou mastigado.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)