Reações Adversas - Tevavinor

Bula Tevavinor

Princípio ativo: Tartarato de Vinorelbina

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Tevavinor?

Sistema hematopoietico

A granulocitopenia é a reação mais freqüente da vinorelbina e é dose limitante. Neutropenia foi observada em 14% a 52% dos pacientes tratados semanalmente com vinorelbina. Freqüentemente pode ocorrer anemia, mas com intensidade moderada. Raramente ocorre trombocitopenia.

Sistema gastrintestinal

Diarréia leve a moderada é observada em menos de 20% dos pacientes. Náusea leve a moderada ocorre em 34% dos pacientes; náusea grave é observada em menos de 2% dos pacientes. Constipação ocorre em 29% dos pacientes. Vômitos, anorexia e estomatite foram observados em menos de 20% dos pacientes e íleo paralítico em menos de 1% dos pacientes. Obstrução intestinal, necrose e/ou perfuração também foram observados.

Sistema respiratório

São infreqüentes os casos de dispnéia aguda e broncoespasmo severo após a administração de vinorelbina.

Sistema dermatológico

Alopecia leve a moderada tem sido reportada em 35% dos pacientes. O extravasamento pode resultar em necrose do tecido e/ou tromboflebite. Rash cutâneo tem ocorrido em menos de 5% dos pacientes. Eritrodisestesia palmo-plantar foi relatada com o uso de vinorelbina após longos períodos de infusão. Reações cutâneas locais ou venosas tais como dor no local da injeção, dor venosa e tromboflebite ocorreram em 5% a 10% dos pacientes que receberam infusões rápidas (20 minutos).

Sistema endócrino

Síndrome da secreção inadequada do hormônio antidiurético foi observada em menos de 1% dos pacientes.

Sistema musculoesquelético

Dor na mandíbula foi reportada em menos de 5% dos pacientes. Mialgia, artralgia e fraqueza muscular também foram reportadas.

Sistema renal

Cistite hemorrágica foi relatada em menos de 1% dos pacientes.

Sistema hepático

Elevações do nível de alanina aminotransferase e fosfatase alcalina foram raramente reportados (menos de 2% dos ciclos).

Sistema cardiovascular

Infarto agudo de miocárdio foi reportado após a administração de vinorelbina. A vinorelbina deve ser usada com cautela em pacientes com histórico de doenças coronárias.

Sistema imunológico

Reações do tipo alérgica têm sido reportadas ocasionalmente.

Sistema nervoso

As neuropatias periféricas mais freqüentes são perda dos reflexos osteotendinosos, parestesia e hiperestesia.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.