Interação Medicamentosa - Tevairinot

Bula Tevairinot

Princípio ativo: Cloridrato de Irinotecano

Classe Terapêutica: Agentes Antineoplásicos Camptotecinas

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Tevairinot com outros remédios?

A coadministração de Tevairinot® com inibidores de suas enzimas metabolizadoras pode resultar em maior exposição ao Tevairinot® e seu metabólito ativo. Médicos devem levar isso em consideração ao administrar Tevairinot® com estes medicamentos.

Cetoconazol

O clearance (eliminação) do Tevairinot® é reduzido significativamente em pacientes recebendo concomitantemente cetoconazol . O cetoconazol deve ser descontinuado pelo menos 1 semana antes de iniciar o tratamento com Tevairinot® e não deve ser administrado durante a terapia com Tevairinot®.

Sulfato de atazanavir

Tem o potencial de aumentar o metabólito ativo do Tevairinot®. Médicos devem levar isto em consideração quando coadministrarem estes medicamentos.

Anticonvulsivantes

A coadministração (ao mesmo tempo) de medicamentos anticonvulsivantes indutores enzimáticos do CYP3A (medicamentos que previnem a ocorrência de convulsões, e que são metabolizados pelo fígado) (por ex.: carbamazepina, fenobarbital ou fenitoína) reduzem a exposição ao metabólito ativo SN-38. Deve-se ter cautela ao iniciar ou substituir anticonvulsivantes não indutores enzimáticos pelo menos 1 semana antes do inicio da terapia com Tevairinot®.

Erva de São João (Hypericum perforatum)

Deve ser descontinuada pelo menos 1 semana antes do primeiro ciclo de Tevairinot®, e não deve ser administrada durante todo o tratamento com Tevairinot®.

Bloqueadores neuromusculares

A interação entre Tevairinot® e bloqueadores neuromusculares (uma classe de medicamentos que bloqueia a interação entre nervos e músculos) não pode ser descartada, uma vez que ele pode prolongar o efeito neuromuscular do suxametônio (um tipo de bloqueador neuromuscular) e antagonizar (bloquear o efeito) de outros bloqueadores neuromusculares.

Agentes antineoplásicos

Eventos de Tevairinot®, como a mielossupressão (diminuição da função da medula óssea, órgão responsável pela produção das células sanguíneas) e a diarreia, podem ser exacerbados (aumentados) pela associação com outros agentes antineoplásicos que causem eventos adversos semelhantes.

Dexametasona

Foi relatada linfocitopenia (redução do número de linfócitos, células sanguíneas de defesa) em pacientes em tratamento com Tevairinot®, sendo possível que a administração de dexametasona como profilaxia (ação preventiva) antiemética possa aumentar a probabilidade de ocorrência desse efeito. Contudo, não foram observadas infecções graves e nenhuma complicação foi especificamente atribuída à linfocitopenia.

Foi também relatada hiperglicemia (concentração elevada de glicose no sangue) em pacientes com um histórico de diabetes mellitus ou evidência de intolerância à glicose previamente à administração de Tevairinot®. É provável que a dexametasona, aplicada como profilaxia (prevenção) antiemética, possa ter contribuído para o surgimento de hiperglicemia em alguns pacientes.

Proclorperazina

A incidência de acatisia (condição em que o paciente sente uma grande dificuldade em permanecer parado, sentado ou imóvel) nos estudos clínicos (estudos realizados para avaliar o medicamento), em esquema de doses semanais, foi um pouco maior (8,5%, 4/47 pacientes) quando se administrou proclorperazina no mesmo dia que cloridrato de irinotecano, do que quando esses medicamentos foram administrados em dias separados (1,3%, 1/80 pacientes). Todavia, a incidência de 8,5% de acatisia encontra-se dentro da faixa relatada para o uso de proclorperazina, quando administrada como um pré-medicamento para outras terapias quimioterápicas.

Laxantes

É esperado que laxantes usados durante a terapia com o irinotecano piorem a incidência ou gravidade da diarreia.

Diuréticos

Desidratação secundária a vômitos e/ou diarreia pode ser induzida pelo Tevairinot®. O médico pode considerar a suspensão do diurético durante o tratamento com o irinotecano e durante períodos de vômitos e diarreia ativos.

Bevacizumabe

Resultados de um estudo específico de interação medicamentosa demonstraram nenhum efeito significativo do bevacizumabe na farmacocinética de irinotecano e seu metabólito ativo SN-38.

Vacinas

A administração de vacinas vivas ou atenuadas (microrganismos mortos ou inativados) em pacientes imunocomprometidos por agentes quimioterápicos, incluindo Tevairinot®, pode resultar em infecções graves ou fatais. A vacinação com vacinas vivas deve ser evitada em pacientes recebendo Tevairinot®. As vacinas mortas ou inativadas podem ser administradas. Entretanto, a resposta a tais vacinas pode ser diminuída.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a saúde.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.