Como usar - Taxontas

Bula Taxontas

Princípio ativo: Docetaxel

Classe Terapêutica: Agentes Antineoplásicos Taxanos

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Como usar o Taxontas?

Por ser um medicamento que deverá ser manipulado e administrado exclusivamente por profissionais especializados, as orientações para manipulação, preparo da infusão intravenosa, administração e descarte do medicamento, bem como as posologias para os diferentes focos e períodos de tratamento estão contidas no texto de bula destinado aos profissionais de saúde. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.

Instruções de preparo para utilizar Taxontas 20mg/1,0mL

Solução para diluição para infusão.

Não utilize a formulação contendo dois frascos-ampola (concentrado para infusão e diluente) com a formulação contendo apenas um frasco-ampola (concentrado para infusão).

É importante que se leia atentamente esta instrução na sua totalidade antes do preparo da solução para infusão de Taxontas.

Fórmula

Taxontas (docetaxel) solução para diluição para infusão é uma solução amarela clara a amarela-acastanhada, contendo 20 mg/mL de docetaxel em polissorbato 80 e álcool etílico (anidro) e ácido cítrico.

Apresentação

Taxontas é apresentado em frascos-ampola.

Cada embalagem contém um frasco-ampola de docetaxel 20 mg em apresentações de 1mL e 4 mL de solução para infusão. O docetaxel deve ser conservado em temperatura ambiente inferior a 25°C, protegido da luz. Nestas condições, o prazo de validade é de 36 meses.

Frasco-ampola de 20 mg/1,0 mL
  • Os frascos-ampola de Taxontas 20 mg/1,0 mL e 4 mL são de de vidro incolor de 6 mL, fechado com batoque de borracha e tampa laranja e vermelha respectivamente.
  • Os frascos-ampola de Taxontas 1 mL e 4 mLcontém 20 mg de docetaxel (anidro) em 1,0 mL de solução 50/50 (v/v) de polissorbato 80/álcool etílico (anidro).

Recomendações para o manuseio seguro

Taxontas (docetaxel) é um agente antineoplásico e, assim como com outros compostos potencialmente tóxicos, deve-se ter cautela na manipulação e no preparo das soluções de docetaxel. É recomendado o uso de luvas.

Caso a solução de Taxontas solução para infusão entre em contato com a pele, lave a região imediata e completamente com água e sabão. Caso a solução de Taxontas solução para infusão entre em contato com membranas mucosas, lave-as imediata e completamente com água.

Preparo da solução para administração intravenosa

Preparo da solução para infusão
  1. Pode ser necessário mais do que um frasco de Taxontas solução para infusão para se obter a dose necessária ao paciente. Retire assepticamente a quantidade necessária de solução para infusão (20 mg/mL) utilizando uma seringa calibrada com agulha de 21G.
  2. Transfira este volume, através de uma injeção única, para uma bolsa ou frasco de infusão com 250 mL de solução glicosilada a 5% ou solução de cloreto de sódio 0,9%. Caso seja necessária uma dose maior que 200 mg de Taxontas, utilize um volume superior de veículo de infusão, visando não exceder a concentração de 0,74 mg/mL de docetaxel.
  3. Misture o conteúdo da bolsa ou frasco de infusão manualmente, utilizando movimento oscilante.
  4. Uma vez adicionada, conforme recomendações, à bolsa de infusão, a solução para infusão de Taxontas, se armazenada entre 20ºC e 25ºC, é estável por 6 horas. A solução deve ser utilizada dentro de 6 horas (incluindo 1 hora de infusão intravenosa). A estabilidade física e química da solução para infusão em uso, preparada conforme recomendado, foi demonstrada em bolsas que não contêm PVC por até 48 horas quando armazenada entre 2°C e 8°C.
  5. A solução para infusão de Taxontas é supersaturada, portanto, pode cristalizar com o tempo. Se aparecerem cristais, a solução não deve mais ser utilizada, devendo ser descartada.

Inutilização de materiais

Todos os materiais utilizados na diluição e administração de Taxontas (docetaxel) devem ser descartados seguindo procedimento padrão.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.