Como usar o Taxontas?
Por ser um medicamento que deverá ser manipulado e administrado exclusivamente por profissionais especializados, as orientações para manipulação, preparo da infusão intravenosa, administração e descarte do medicamento, bem como as posologias para os diferentes focos e períodos de tratamento estão contidas no texto de bula destinado aos profissionais de saúde. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.
Instruções de preparo para utilizar Taxontas 20mg/1,0mL
Solução para diluição para infusão.
Não utilize a formulação contendo dois frascos-ampola (concentrado para infusão e diluente) com a formulação contendo apenas um frasco-ampola (concentrado para infusão).
É importante que se leia atentamente esta instrução na sua totalidade antes do preparo da solução para infusão de Taxontas.
Fórmula
Taxontas (docetaxel) solução para diluição para infusão é uma solução amarela clara a amarela-acastanhada, contendo 20 mg/mL de docetaxel em polissorbato 80 e álcool etílico (anidro) e ácido cítrico.
Apresentação
Taxontas é apresentado em frascos-ampola.
Cada embalagem contém um frasco-ampola de docetaxel 20 mg em apresentações de 1mL e 4 mL de solução para infusão. O docetaxel deve ser conservado em temperatura ambiente inferior a 25°C, protegido da luz. Nestas condições, o prazo de validade é de 36 meses.
Frasco-ampola de 20 mg/1,0 mL
- Os frascos-ampola de Taxontas 20 mg/1,0 mL e 4 mL são de de vidro incolor de 6 mL, fechado com batoque de borracha e tampa laranja e vermelha respectivamente.
- Os frascos-ampola de Taxontas 1 mL e 4 mLcontém 20 mg de docetaxel (anidro) em 1,0 mL de solução 50/50 (v/v) de polissorbato 80/álcool etílico (anidro).
Recomendações para o manuseio seguro
Taxontas (docetaxel) é um agente antineoplásico e, assim como com outros compostos potencialmente tóxicos, deve-se ter cautela na manipulação e no preparo das soluções de docetaxel. É recomendado o uso de luvas.
Caso a solução de Taxontas solução para infusão entre em contato com a pele, lave a região imediata e completamente com água e sabão. Caso a solução de Taxontas solução para infusão entre em contato com membranas mucosas, lave-as imediata e completamente com água.
Preparo da solução para administração intravenosa
Preparo da solução para infusão
- Pode ser necessário mais do que um frasco de Taxontas solução para infusão para se obter a dose necessária ao paciente. Retire assepticamente a quantidade necessária de solução para infusão (20 mg/mL) utilizando uma seringa calibrada com agulha de 21G.

- Transfira este volume, através de uma injeção única, para uma bolsa ou frasco de infusão com 250 mL de solução glicosilada a 5% ou solução de cloreto de sódio 0,9%. Caso seja necessária uma dose maior que 200 mg de Taxontas, utilize um volume superior de veículo de infusão, visando não exceder a concentração de 0,74 mg/mL de docetaxel.

- Misture o conteúdo da bolsa ou frasco de infusão manualmente, utilizando movimento oscilante.

- Uma vez adicionada, conforme recomendações, à bolsa de infusão, a solução para infusão de Taxontas, se armazenada entre 20ºC e 25ºC, é estável por 6 horas. A solução deve ser utilizada dentro de 6 horas (incluindo 1 hora de infusão intravenosa). A estabilidade física e química da solução para infusão em uso, preparada conforme recomendado, foi demonstrada em bolsas que não contêm PVC por até 48 horas quando armazenada entre 2°C e 8°C.
- A solução para infusão de Taxontas é supersaturada, portanto, pode cristalizar com o tempo. Se aparecerem cristais, a solução não deve mais ser utilizada, devendo ser descartada.
Inutilização de materiais
Todos os materiais utilizados na diluição e administração de Taxontas (docetaxel) devem ser descartados seguindo procedimento padrão.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)