Interação Medicamentosa - Tarfic Cápsula

Bula Tarfic Cápsula

Princípio ativo: Tacrolimo

Classe Terapêutica: Outros Imunossupressores

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Tarfic Cápsula com outros remédios?

Alguns medicamentos (inclusive fitoterápicos, como Erva-de-São-João e suplementos vitamínicos) e alguns alimentos podem interferir na ação de Tarfic®. Portanto, sempre verifique com seu médico se você pode tomar qualquer outro medicamento.

Os níveis de Tarfic® no sangue podem ser afetados por outros medicamentos que você tomar, e os níveis sanguíneos de outros medicamentos podem ser afetados pelo uso de Tarfic®, que pode precisar ser interrompido, ter a dose aumentada ou reduzida. Um efeito nos níveis de Tarfic® no sangue pode ocorrer logo após o início do uso de outro medicamento, portanto, monitoramento contínuo frequente do nível de Tarfic® no seu sangue pode ser necessário.

Em especial, você deve informar ao seu médico se estiver tomando ou tiver tomado recentemente medicamentos como:

  • Medicamentos usados para tratar problemas de pressão arterial ou de coração: nifedipino, nicardipino, diltiazem e verapamil;
  • Antibióticos macrolídeos: eritromicina, claritromicina, josamicina e troleandomicina;
  • Agentes antifúngicos (para tratar micoses): clotrimazol, fluconazol, itraconazol, cetoconazol, voriconazol, posaconazol;
  • Agentes gastrointestinais pró-cinéticos: cisaprida, metoclopramida;
  • Inibidores de bomba de prótons: lansoprazol, omeprazol;
  • Outros medicamentos: amiodarona, bromocriptina, cloranfenicol, cimetidina, ciclosporina, danazol, etinilestradiol, prednisolona, metilprednisolona, medicamentos usados no tratamento contra o vírus HIV (ritonavir, nelfinavir, saquinavir, tenofovir), medicamentos usados no tratamento contra o vírus da hepatite C (telaprevir, boceprevir), nefazodona, hidróxido de magnésio e alumínio, letermovir antiviral usado para tratar citomegalovírus (CMV), extrato de Schisandra sphenanthera, ácido micofenólico, usado para suprimir o sistema imune na prevenção de rejeição de transplante;
  • Medicamentos conhecidos como "estatinas" usados no tratamento de níveis elevados de colesterol e triglicérides.

Alguns medicamentos que podem diminuir a concentração de Tarfic® no sangue são:

  • Anticonvulsivantes: carbamazepina, fenobarbital, fenitoína;
  • Antimicrobianos: rifabutina, caspofungina, rifampicina;
  • Fitoterápicos: Erva-de-São-João;

Uso de sirolimo com tacrolimo

O uso do tacrolimo em combinação com o sirolimo em pacientes submetidos a transplante de rim não é recomendado.

Uso de sirolimo com tacrolimo em pacientes submetidos a transplante de fígado foi associado a um aumento de mortalidade, perda do órgão transplantado e trombose da artéria do fígado. Portanto, o uso de sirolimo com tacrolimo não é recomendado em pacientes submetidos a transplante de fígado.

O uso de sirolimo com tacrolimo em pacientes submetidos a transplante do coração está associado ao aumento do risco de danos à função dos rins, complicações na cicatrização de feridas e diabetes mellitus insulinodependente após o transplante. Portanto, o uso de sirolimo com tacrolimo não é recomendado em pacientes submetidos a transplante de coração.

Informe ao seu médico se estiver recebendo tratamento para hepatite C. O tratamento com medicamento para hepatite C pode alterar sua função hepática e pode afetar os níveis de tacrolimo no sangue. Seu médico pode precisar monitorar de perto os níveis de tacrolimo no sangue e fazer ajustes necessários da dose de Tarfic® após você iniciar o tratamento para hepatite C.

Informe ao seu médico se estiver tomando ou precisar tomar ibuprofeno (usado para tratar febre, inflamação e dor), anfotericina B (usada para tratar infecções fúngicas) ou antivirais (usados para tratar infecções virais, por exemplo, aciclovir, ganciclovir). Esses medicamentos podem agravar problemas renais ou do sistema nervoso quando tomados junto com Tarfic®.

O médico também precisa saber se você está tomando suplementos de potássio ou alguns diuréticos usados para insuficiência cardíaca, hipertensão arterial e doença renal (por exemplo, amilorida, triantereno e espironolactona), anti-inflamatórios não esteroides (AINEs, por exemplo, ibuprofeno) usados para febre, inflamação e dor, anticoagulantes (diluidores do sangue), ou medicamentos orais para diabetes enquanto você toma Tarfic®.

Durante o tratamento com Tarfic®, você não deve tomar nenhuma vacina sem antes consultar um médico, pois a vacina pode não funcionar como deveria.

Interação com alimentos

A administração concomitante com suco de toranja (grapefruit) aumentou a concentração mínima de tacrolimo no sangue total em pacientes receptores de transplante de rins, fígado ou coração.

Portanto, você não deve tomar suco de toranja (grapefruit) ou comer esta fruta durante o tratamento com Tarfic®.

A presença de alimento no estômago atrasa a absorção de tacrolimo.

Você não deve consumir bebidas alcoólicas durante o tratamento com Tarfic®.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.