Precauções - Tacrolimo Monoidratado Libbs

Bula Tacrolimo Monoidratado Libbs

Princípio ativo: Tacrolimo

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Tacrolimo Monoidratado Libbs?

A segurança de uso de tacrolimo por um logo período não é conhecida. Um pequeno número de pessoas que utilizaram pomada contendo tacrolimo desenvolveu câncer (tais como, de pele ou linfoma). Entretanto, não foi estabelecida uma relação direta com o uso da pomada.

Se você possui lesões infecciosas, não aplique a pomada na pele lesionada.

Se você possui insuficiência hepática, consulte seu médico antes de fazer uso de tacrolimo.

Converse com seu médico antes de utilizar tacrolimo se você tiver qualquer câncer de pele (tumor) ou se você possui um sistema imune fraco (imunocomprometimento) por algum motivo.

Se você possui uma doença hereditária que comprometa a barreira de sua pele, tal como síndrome de Netherton, ou se você sofre de eritroderma generalizado (inflamação com vermelhidão e descamação de toda a pele), converse com seu médico antes de utilizar tacrolimo.

Você deve informar seu médico se você apresentar inchaço nos linfonodos no início do tratamento. Se os seus linfonodos incharem ao longo do tratamento com tacrolimo, consulte seu médico.

Antes de tomar uma vacina, informe seu médico que você está fazendo uso deste medicamento. Vacinas não devem ser aplicadas durante o tratamento e por um certo período após o tratamento com tacrolimo.

Para vacinas atenuadas (tais como, sarampo, caxumba, rubéola ou poliomielite oral) o período de espera deve ser de 28 dias; para vacinas inativadas (tais como tétano, difteria, coqueluche ou gripe) é de 14 dias.

Evite exposição da pele por longos períodos no sol ou luz artificial, tal como, câmara de bronzeamento. Se você ficar muito tempo exposto em lugares abertos após aplicar tacrolimo, use protetor solar e use roupas soltas que protejam a pele do sol. Além disso, peça conselhos ao seu médico sobre outros métodos de proteção solar apropriados. Se for prescrita a você terapia de luz, informe seu médico que você está fazendo uso de tacrolimo, já que não é recomendada esta terapia e o uso do medicamento, concomitantes.

Evite o contato com olhos e mucosas (dentro do nariz ou boca).

Se o seu médico lhe indicar tacrolimo duas vezes por semana para manter sua dermatite atópica controlada, sua condição deve ser revista pelo seu médico a cada 12 meses, mesmo que a doença permaneça sob controle.

Este medicamento é contraindicado para menores de 2 anos.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres que estão amamentando sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.