Precauções - Tacfen

Bula Tacfen

Princípio ativo: Citrato de Tamoxifeno

Classe Terapêutica: Hormônios Antiestrogêneos Citostáticos

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Tacfen?

Tacfen® deve ser utilizado com cuidado nas seguintes situações:

  • Em pacientes no período pré menopausa, pois a menstruação pode ser interrompida;
  • Em pacientes que usam métodos contraceptivos hormonais para evitar a gravidez, pois alguns podem afetar o efeito de Tacfen®;
  • Em pacientes com sangramento vaginal ou outros sintomas ginecológicos (como dor pélvica) que estejam tomando ou que já tenham tomado Tacfen®. Podem ocorrer algumas alterações na parede do útero (endométrio), incluindo câncer.
  • Em pacientes com angioedema (inchaço da pele) hereditário, Tacfen®. pode induzir ou exacerbar os sintomas de angioedema.
  • Em pacientes com algum problema cardíaco, incluindo problemas de ritmo cardíaco (arritmia), Tacfen® pode aumentar o risco de problemas de ritmo cardíaco.

Tacfen® pode aumentar o risco de complicações microvasculares do enxerto em cirurgias tardias de reconstrução de mama.

Não se espera que Tacfen® afete a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas. Entretanto, foi relatada fadiga (cansaço) com o uso de Tacfen® e deve-se ter cuidado ao dirigir veículos e operar máquinas, enquanto este sintoma persistir.

Uso durante a gravidez e amamentação

Você não deve engravidar ou amamentar durante o tratamento com Tacfen® e por 9 meses após a interrupção do tratamento. Consulte o seu médico para aconselhamento sobre contracepção.

Categoria de risco na gravidez: D. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

Uso criterioso no aleitamento ou na doação de leite humano. O uso deste medicamento no período da lactação depende da avaliação e acompanhamento do seu médico ou cirurgião-dentista.

Este medicamento pode causar doping.

Este medicamento pode causar danos ao fígado. Por isso, seu uso requer acompanhamento médico estrito e exames laboratoriais periódicos para controle.

Atenção: Contém lactose. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má absorção de glicose-galactose.

Atenção: Contém o corante dióxido de titânio que pode, eventualmente, causar reações alérgicas.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.