Precauções - Tabrecta

Bula Tabrecta

Princípio ativo: Capmatinibe

Classe Terapêutica: Outros Antineoplásicos Inibidores da Proteína Kinase

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Tabrecta?

Siga rigorosamente todas as instruções do médico. Elas talvez sejam diferentes das informações gerais contidas nesta bula.

Se alguma destas situações ou outras condições médicas se aplicar a você, informe o seu médico, farmacêutico ou um profissional de saúde antes de tomar Tabrecta®:

  • Se você tiver/teve problemas pulmonares ou respiratórios além do câncer de pulmão;
  • Se você tiver/teve problemas hepáticos;
  • Se você tiver/teve problemas pancreáticos.

Minimize a sua exposição ao sol ou à luz ultravioleta (UV) artificial enquanto estiver usando Tabrecta®. Use protetor solar, vista roupas que cubram a pele e evite tomar sol enquanto estiver usando Tabrecta®.

Informe imediatamente o seu médico, farmacêutico ou profissional de saúde se tiver algum destes sintomas durante o tratamento com Tabrecta®:

  • Reação alérgica que pode incluir erupção cutânea, urticária, febre, dificuldade em respirar e pressão arterial baixa (hipersensibilidade).

Monitoramento durante o tratamento com Tabrecta®

O médico fará exames de sangue antes de você iniciar o tratamento com Tabrecta® para verificar o funcionamento do seu fígado e pâncreas. O médico continuará a verificar a sua função hepática e pancreática durante o tratamento com Tabrecta®.

Crianças e adolescentes (menores de 18 anos)

Tabrecta® não deve ser usado por crianças ou adolescentes menores de 18 anos de idade. Não se sabe se Tabrecta® é seguro e eficaz em crianças.

Idosos (com 65 anos ou mais)

Se tiver 65 anos de idade ou mais, você pode usar Tabrecta® na mesma dose indicada para outros adultos.

Gravidez e amamentação

Se estiver grávida ou amamentando, ou planeja engravidar ou amamentar, peça orientação ao seu médico, farmacêutico ou profissional de saúde antes de tomar este medicamento.

O médico explicará a você o(s) potencial(is) risco(s) de tomar Tabrecta® durante a gravidez.

Não se sabe se Tabrecta® passa para o leite materno. Você não deve amamentar enquanto estiver tomando Tabrecta® e por pelo menos 7 dias após parar de tomá-lo.

Mulheres potencialmente férteis e pacientes do sexo masculino

Tabrecta® pode prejudicar o feto. Se você for uma mulher em idade fértil, seu médico, farmacêutico ou profissional de saúde verificará se você está grávida e realizará um teste de gravidez, se necessário, antes de iniciar o tratamento com Tabrecta® para garantir que você não está grávida.

Você deverá usar um método contraceptivo eficaz enquanto estiver tomando Tabrecta® e por pelo menos 7 dias após parar de tomá-lo para evitar engravidar. Pergunte ao médico sobre métodos contraceptivos eficazes.

Se você engravidar, ou achar que pode estar grávida, enquanto estiver tomando Tabrecta®, informe seu médico imediatamente.

Se você for um homem com uma parceira que está grávida ou que pode engravidar, você deve usar preservativo enquanto estiver tomando Tabrecta® e por pelo menos 7 dias após parar de tomá-lo.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Atenção: Contém os corantes óxido de ferro preto, óxido de ferro vermelho (no caso de Tabrecta® 150 mg), dióxido de titânio, óxido de ferro amarelo que podem, eventualmente, causar reações alérgicas.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.