Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Symbicort maior do que a recomendada?
Se você usar mais inalações do que deveria, contate seu médico para orientações.
Os seguintes efeitos podem ocorrer:
- Tremores, cefaleia (dor de cabeça), palpitações (pequenas alterações do batimento/ritmo cardíaco) e taquicardia (aumento da frequência cardíaca), hipotensão (pressão baixa), hipocalemia (concentração inferior ao normal de íons de potássio no sangue) e hiperglicemia (concentração elevada de glicose no sangue circulante). Pode ser indicado tratamento de suporte e sintomático.
Não é esperado que a superdosagem de Symbicort Spray cause problemas clínicos. Quando utilizado em longo prazo, em altas doses, podem ocorrer efeitos glicocorticosteroides sistêmicos.
Superdosagem grave
Se o medicamento foi administrado oralmente na última 1 hora e se intoxicação grave é uma possibilidade potencial, recomenda-se:
- Lavagem gástrica seguida (possivelmente repetida) pela administração de carvão;
- Monitoramento e correção de eletrólitos e equilíbrio ácido-base;
- Administração de betabloqueadores cardioseletivos submetida às precauções correspondentes, tendo em mente a possível ativação da asma.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)