Interação Medicamentosa - Supositório de Glicerina Granado Pharmacias

Bula Supositório de Glicerina Granado Pharmacias

Princípio ativo: Glicerol

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Supositório de Glicerina Granado Pharmacias com outros remédios?

Interações medicamento-medicamento

  • Diuréticos (hidroclorotiazida, furosemida, acetazolamida): o uso crônico ou abusivo de laxantes pode potencializar o efeito farmacológico dos diuréticos.
    • Os laxantes podem causar perda significante de fluidos e eletrólitos, incluindo: sódio, potássio, magnésio e zinco, e estes efeitos podem ser aditivos aos dos diuréticos.
  • Drogas que prolongam o intervalo QT (amiodarona, amitriplina, procainamida): o uso excessivo de laxantes pode causar perda de eletrólitos e aumentar o risco de Torsade de Pointes, uma arritmia ventricular, em pacientes tratados com drogas que prolongam o intervalo QT. Os distúrbios eletrolíticos relatados incluem hipocalemia e hipomagnesemia.
  • Corticosteróides (betametasona, dexametasona, predisolona, predinisona): o uso excessivo de laxantes associado à terapia com corticosteróides pode causar significante perda de eletrólitos e potencial risco de hipocalemia. Corticosteróides promovem a retenção de sódio e água, e aumentam a excreção de potássio. Embora estes efeitos sejam primeiramente associados aos mineralocorticóides como a fludrocortisona, eles também podem ocorrer com altas dosagens de agentes glicocorticóides ou adrenocorticóides, particularmente se dado por curtos períodos de tempo.
  • Irinotecano: a maioria dos pacientes tratados com irinotecano tem reportado diarréia como efeito colateral. Portanto, o uso de laxantes não é recomendado durante a administração com irinotecano.
  • Outros laxantes: o uso de Glicerol com outros laxantes deve ser evitado, pois pode potencializar o efeito.

Interações medicamentos-doenças

  • Diabetes mellitus tipo 2: o uso de Glicerol pode aumentar a probabilidade de desidratação.
  • Confusão mental, doença cardíaca ou renal: o uso de Glicerol pode piorar a condição do paciente.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.