Precauções - Sulfato de Gentamicina Hipolabor

Bula Sulfato de Gentamicina Hipolabor

Princípio ativo: Sulfato de Gentamicina

Classe Terapêutica: Aminoglicosídeos

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Sulfato de Gentamicina Hipolabor?

Se você tiver problemas no sistema nervoso e músculos, como miastenia gravis, parkinsonismo ou botulismo infantil, sulfato de gentamicina solução injetável será usado com precaução, pois pode aumentar a fraqueza muscular.

Beba bastante água durante o tratamento com sulfato de gentamicina injetável.

Advertências do Sulfato de Gentamicina Hipolabor


Os pacientes tratados com aminoglicosídeos deverão estar sob observação clínica, diante da possível toxicidade associada ao seu uso. Pacientes que recebem sulfato de gentamicina solução injetável por mais de 7 a 10 dias para o tratamento de infecções graves ou que recebem doses maiores do que as recomendadas devem ter acompanhamento periódico da função renal e dos eletrólitos sanguíneos durante o tratamento.

O sulfato de gentamicina solução injetável é potencialmente tóxico para os rins e pode causar toxicidade nos ouvidos. Recomenda-se que a função renal e do oitavo par craniano sejam monitoradas, principalmente em pacientes com insuficiência renal anterior. Caso você apresente sinais de toxicidade para os ouvidos (enjoos, tonturas, zumbidos e diminuição da audição) ou para os rins, seu médico irá ajustar a dose ou suspender o tratamento com sulfato de gentamicina solução injetável. Quando possível, as concentrações de antibiótico no sangue deverão ser monitoradas.

Caso você tenha queimaduras extensas, seu médico deverá ajustar a dose de sulfato de gentamicina solução injetável.

Há relatos de casos de uma doença rara, grave, dos rins (similar à chamada Síndrome de Fanconi) em alguns adultos e lactentes tratados com sulfato de gentamicina solução injetável.

Pode ocorrer alergia cruzada entre aminoglicosídeos.

O tratamento com sulfato de gentamicina solução injetável pode resultar na proliferação de germes não sensíveis a ele.

O sulfato de gentamicina solução injetável contém metabissulfito de sódio, composto que pode causar reações alérgicas, inclusive que ameaçam a vida, ou crises de asma de menor gravidade em pacientes sensíveis.

Muito raramente, com o uso de sulfato de gentamicina solução injetável, podem ocorrer reações cutâneas graves de tipo alérgico (Síndrome de Stevens-Johnson e necrose epidérmica tóxica).

Uso na gravidez e amamentação

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

O uso de sulfato de gentamicina solução injetável por mulheres grávidas pode prejudicar o feto, podendo causar surdez bilateral irreversível na criança.

Você deve estar ciente do perigo para o feto caso utilize sulfato de gentamicina solução injetável durante a gravidez ou caso engravide durante o tratamento.

O sulfato de gentamicina solução injetável passa para o leite materno aos poucos, podendo causar reações adversas na criança. Portanto, seu médico deverá escolher entre manter a amamentação e suspender o tratamento com sulfato de gentamicina solução injetável da mãe, ou manter o tratamento com sulfato de gentamicina solução injetável se este for necessário para a mãe e interromper a amamentação.

Uso em idosos

Os pacientes idosos podem apresentar certo grau de insuficiência renal durante o tratamento com sulfato de gentamicina solução injetável.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.