Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Sulfato de Gentamicina + Fosfato Dissódico de Betametasona Germed Pharma?

Os eventos adversos de Sulfato de Gentamicina + Fosfato Dissódico de Betametasona, agrupados de acordo com a frequência, são:

  • Reações comuns (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): sensação de ardor temporário após aplicação e olho vermelho.
  • Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): alterações da acuidade ou campo visuais, infecção e dor ocular.
  • Reações cuja incidência ainda não está determinada: aumento da pressão intraocular, glaucoma, dano do nervo óptico, formação de catarata subcapsular posterior, retardo na cicatrização de lesões, ampola filtrante posterior à cirurgia de catarata, uveíte anterior aguda e perfuração do globo ocular.

Ocasionalmente, podem ocorrer:

  • Midríase, perda da acomodação visual e ptose palpebral. Após o tratamento com corticosteroides, o paciente poderá apresentar infecção ocular secundária causada por patógenos que incluem herpes simples. Pode ocorrer hipersensibilidade alérgica com o uso de antibióticos por via oftálmica.

Sulfato de Gentamicina + Fosfato Dissódico de Betametasona solução gotas estéril contém sulfitos, os quais podem causar reações alérgicas, incluindo sintomas anafiláticos e episódios asmáticos potencialmente graves e mesmo fatais em indivíduos sensíveis.

Deve-se considerar o potencial de toxicidade para o oitavo par craniano, durante o uso de Sulfato de Gentamicina + Fosfato Dissódico de Betametasona solução gotas estéril no conduto auditivo externo.

Em casos de eventos adversos, notifique ao sistema de Notificação em Vigilância Sanitária NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.