População Especial - Sulfametoxazol + Trimetoprima Suspensão Oral FURP

Bula Sulfametoxazol + Trimetoprima Suspensão Oral FURP

Princípio ativo: Sulfametoxazol + Trimetoprima

Classe Terapêutica: Associações De Trimetoprima E Similares

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

População Especial do Sulfametoxazol + Trimetoprima Suspensão Oral FURP

Insuficiência renal grave

Pacientes com insuficiência renal grave (ou seja, com depuração da creatinina 15-30 mL/min) que estão recebendo sulfametoxazol-trimetoprima devem ser monitorados quanto aos sinais e sintomas de toxicidade, tais como náuseas, vômitos e hipercalemia (elevação do potássio no sangue).

Gravidez e lactação

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Você deve informar ao seu médico caso ocorra gravidez durante o tratamento ou logo após o seu término.

Dois estudos sugeriram um aumento de 2 a 3,5 vezes do risco de aborto espontâneo em mulheres tratadas apenas com trimetoprima e em combinação com sulfametoxazol durante o primeiro trimestre em comparação com nenhuma exposição a antibióticos ou exposição a penicilinas.

Uma vez que os dois compostos de Sulfametoxazol + Trimetoprima - FURP atravessam a barreira placentária, eles podem vir a interferir no metabolismo do ácido fólico do feto, devendo ser usado na gestação somente se o risco para o feto for justificado pelo benefício para a gestante. Caso haja necessidade de uso, todas as gestantes, ou mulheres que pretendem engravidar, devem receber concomitantemente 5 a 10 mg de ácido fólico diariamente durante o tratamento com Sulfametoxazol + Trimetoprima - FURP. Deve-se evitar o uso de Sulfametoxazol + Trimetoprima - FURP no último trimestre de gestação, a não ser que não exista nenhuma alternativa, devido ao risco do recém-nascido apresentar problemas neurológicos devido ao acúmulo de bilirrubina no cérebro (kernicterus).

Os dois compostos de Sulfametoxazol + Trimetoprima - FURP são excretados pelo leite, devendo-se levar em consideração os riscos já citados acima. Informe ao seu médico se está amamentando. Este medicamento não deve ser utilizado durante a amamentação, exceto sob orientação médica.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.