Como usar o Sulfametoxazol + Trimetoprima Sandoz?
Os comprimidos de sulfametoxazol + trimetoprima devem ser administrados por via oral, pela manhã e à noite, de preferência após uma refeição e com quantidade suficiente de líquido.
A posologia deve ser orientada pelo seu médico, de acordo com a sua doença. No entanto, as doses usualmente recomendadas para o sulfametoxazol + trimetoprima comprimidos são:
Adultos e crianças a partir de 12 anos:
Dose habitual: 2 comprimidos de sulfametoxazol + trimetoprima 400 + 80 mg ou 1 comprimido de sulfametoxazol + trimetoprima 800 + 160 mg a cada 12 horas.
Dose mínima e dose para tratamento prolongado (mais de 14 dias):
1 comprimido de sulfametoxazol + trimetoprima 400 + 80 mg ou 1/2 comprimido de sulfametoxazol + trimetoprima 800 + 160 mg a cada 12 horas.
Dose máxima (casos especialmente graves):
3 comprimidos de sulfametoxazol + trimetoprima 400 + 80 mg ou 1 e 1/2 comprimido de sulfametoxazol + trimetoprima 800 + 160 mg a cada 12 horas.
Duração do tratamento
Em infecções agudas o sulfametoxazol + trimetoprima deve ser administrado por, pelo menos, 5 (cinco) dias ou até que o paciente esteja sem a presença de sintomas por, pelo menos, 2 (dois) dias. Se a melhora clínica não for evidente após 7 (sete) dias de tratamento, o paciente deve ser reavaliado.
Esquemas de tratamento especiais podem ser recomendados em determinadas doenças e condições clínicas dos pacientes. O seu médico saberá identificar essas situações e adotar o esquema de doses adequado.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Sulfametoxazol + Trimetoprima - Sandoz?
Se você se esquecer de tomar alguma das doses prescritas, espere até o horário da dose seguinte e retorne ao seu esquema de tratamento habitual. Não tome uma dose dobrada para compensar a que você esqueceu.
Em caso de dúvida, procure orientação do farmacêutico ou do seu médico, ou cirurgião-dentista.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)