Reações Adversas - Suladrin

Bula Suladrin

Princípio ativo: Sulfadiazina

Classe Terapêutica: Sulfonamidas Sistêmicas

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Suladrin?

Reação muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Diarréia e febre. Reações alérgicas na pele podem incluir exantema (erupção vermelha), coceira, reações de fotosenssibilidade, dermatite esfoliativa (inflamação da pele com descascamento da pele) e eritema nodoso (inflamação, em forma de nódulos, das células da pele contendo gordura).

Cristalúria (presença de cristais na urina) é muito comum devido à baixa solubilidade da sulfadiazina e seus derivados na urina.

O risco de cristalúria pode ser reduzido dando líquidos para manter uma alta excreção urinária. Se necessário, pode-se fazer a alcalinização da urina com bicarbonato de sódio para aumentar a solubilidade e ajudar a eliminação da sulfadiazina.

Há casos relatados de cristalúria e falência renal associado com o uso de sulfadiazina em pacientes com AIDS, incluindo a sugestão de que estes pacientes podem ser particularmente propensos a toxicidade renal induzida por sulfadiazina.

Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Náusea, vômitos e perda do apetite.

Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam o produto)

Lúpus, uma doença autoimune do tecido conjuntivo, particularmente a exacerbação da doença pré-existente.

Reações alérgicas severas, potencialmente fatais, incluindo necrose epidérmica tóxica (morte das células da pele) e síndrome de Stevens-Johnson (uma forma grave, às vezes fatal, de uma inflamação da pele e mucosas oral, genital, anal e ocular) podem ocorrer em pacientes tratados com sulfadiazina.

Desordens sangüíneas podem ocorrer ocasionalmente durante o tratamento com sulfadiazina. Muitos desses efeitos no sangue podem ser resultados de reações alérgicas.

Outros efeitos adversos incluem uma síndrome que lembra a doença do soro, morte celular do fígado, aumento do volume do fígado e icterícia (coloração amarelada de pele e mucosas), e inflamação do músculo cardíaco.

Outros efeitos adversos relatados após a ingestão de sulfadiazina incluem hipoglicemia (baixo nível de glicose no sangue), hipotireoidismo (atividade baixa do tireóide), reações neurológicas incluindo meningite (inflamação das meninges), ataxia (falta de coordenação dos movimentos), aumento da pressão, convulsões, tonturas, sonolência, cansaço, dor de cabeça, insônia (falta de sono ou dificuldades de adormecer), depressão mental, neuropatias (doenças do sistema nervoso), psicoses (perda de contato com a realidade), zumbido, vertigem e inflamação do pâncreas.

Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Como com outros antimicrobianos, a sulfadiazina pode causar alterações na flora intestinal. Por isso, existe a possiblidade, embora remota, que colite pseudomem-branosa (uma forma de inflamação do cólon produzindo placas enbranquiçadas) ocorra.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC).

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.