Precauções - Succinato Sódico de Cloranfenicol Nova Farma

Bula Succinato Sódico de Cloranfenicol Nova Farma

Princípio ativo: Succinato Sódico de Cloranfenicol

Classe Terapêutica: Cloranfenicois E Associações

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Succinato Sódico de Cloranfenicol Nova Farma?

Este medicamento deve ser evitado em pacientes com anemia, sangramento, doenças hepáticas ou renais. Em insuficiência renal ou hepática as doses devem ser reduzidas, conforme orientação médica.

Evitar o uso durante imunizações ativas (vacinas) e em conjunto com medicamentos depressores da medula óssea.

Este medicamento pode provocar aumento da incidência de infecções dentárias, cicatrização lenta e sangramento gengival. Pacientes com certas deficiências podem ter crises hemolíticas (que causam rompimento de hemácias no sangue) com o uso do medicamento. Pacientes com porfiria (doença metabólica que se caracteriza pela eliminação de grandes quantidades de porfirinas pela urina e pela excessiva sensibilidade da pele à luz) têm o risco de crises aumentado.

O uso de antibióticos pode resultar em proliferação de microrganismos resistentes. Se aparecerem novas infecções por bactérias ou fungos durante o tratamento, medidas apropriadas devem ser adotadas pelo profissional de saúde habilitado. Este medicamento não deve ser utilizado por mais de dez dias, devido ao risco de depressão da medula óssea, nem sempre reversível; este risco é maior em tratamento prolongado. Quando necessário tratamento prolongado, exames periódicos de controle hematológico (do sangue) devem ser rigorosamente realizados.

Pacientes diabéticos devem ser advertidos que o cloranfenicol pode provocar falsas reações positivas de glicosúria (presença de quantidades anormais de açúcar, especialmente glicose, na urina).

Este medicamento pode provocar diminuição da síntese de vitamina K, podendo causar sangramento em tratamento prolongado.

Pacientes utilizando medicamentos antineoplásicos (que evitam ou inibem o crescimento e a disseminação de tumores) ou radioterapia (método de tratamento terapêutico pelos raios X) devem evitar o uso de succinato sódico de cloranfenicol, devido ao risco de depressão medular.

Uso durante a gravidez e lactação

Não deve ser usado na gravidez, principalmente nas últimas semanas, pelo risco de síndrome cinzenta do recém-nascido. Succinato sódico de cloranfenicol é eliminado pelo leite materno, podendo provocar depressão medular ou síndrome cinzenta do recém-nascido.

O uso de succinato sódico de cloranfenicol em mulheres grávidas e lactantes somente deverá ser indicado pelo médico se os benefícios superarem os riscos.

Categoria de risco na Gravidez: C.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Uso em crianças

Em recém-nascidos e prematuros a concentração de cloranfenicol no sangue deve ser monitorizada por profissional de saúde devidamente habilitado, devendo ser utilizado apenas se não houver outra alternativa de antibioticoterapia. As crianças são mais sensíveis à toxicidade deste medicamento, principalmente recém-nascidos. Por isso, é importante observar se eles apresentam vômitos, respiração irregular, palidez e temperatura baixa durante o uso do medicamento.

Pacientes idosos

O medicamento pode ser usado por pacientes com idade acima de 65 anos, desde que sejam observadas as precauções necessárias por profissional de saúde devidamente habilitado.

Uso em portadores de insuficiência renal e hepática

A utilização de succinato sódico de cloranfenicol deve ser cuidadosa na insuficiência renal ou hepática.

Efeitos sobre a habilidade de dirigir veículos e/ou operar máquinas

Nenhum efeito foi relatado.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.