Quais cuidados devo ter ao usar o Succinato de Desvenlafaxina Monoidratado Zydus Nikkho?
Succinato de desvenlafaxina deve ser usado com cautela em pacientes:
- Com história prévia ou familiar de mania ou hipomania (estado de humor alterado no qual há reações de euforia desproporcionais aos acontecimentos);
- Portadores de glaucoma de ângulo fechado (aumento da pressão dentro do olho);
- Portadores de hipertensão arterial prévia (aumento da pressão arterial) a quem se recomenda monitorização frequente;
- Predispostos a sangramentos (por exemplo, os que usam medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais ou medicações para inibir a agregação das plaquetas – células sanguíneas responsáveis pelo início da coagulação – como o ácido acetilsalicílico e/ou aqueles que usam medicação anticoagulante, como a varfarina).
Os antidepressivos podem (geralmente no início do tratamento e nas alterações de dosagem) levar a alteração do comportamento, piora da depressão e ideação suicida. É importante que você, paciente, e seus familiares fiquem alertas para o aparecimento de ansiedade, agitação, insônia, irritabilidade, hostilidade, impulsividade, acatisia (agitação psicomotora, ou seja, dos pensamentos e movimentos), mania, hipomania (exacerbação do humor, euforia) e qualquer outra alteração do comportamento. No caso do aparecimento desses sintomas o médico deve ser imediatamente consultado.
Medicamentos inibidores da recaptação da serotonina e noradrenalina, como o Succinato de desvenlafaxina podem causar sintomas de disfunção sexual. Houve relatos de disfunção sexual de longa duração onde os sintomas continuaram apesar da descontinuação destes medicamentos.
Succinato de desvenlafaxina pode induzir o aparecimento de hipertensão arterial em paciente sem história anterior, recomenda-se a monitorização constante da pressão arterial durante o tratamento. Em alguns estudos observou-se o aumento da quantidade de colesterol no sangue, também é recomendada a realização de exames periódicos para acompanhar os níveis do colesterol no sangue. Pacientes com angina instável não foram avaliados.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Não há estudos que garantam a segurança do feto à exposição a esta medicação. Ele só deve ser indicado se os benefícios superarem este risco. Portanto, durante toda a gravidez e o parto, este medicamento não deve ser utilizado sem orientação médica ou do cirurgião-dentista; informe-os em caso de gravidez. Se você está amamentando ou pretende amamentar, não é recomendado usar Succinato de desvenlafaxina já que ele é excretado pelo leite e a segurança deste medicamento para as mulheres e crianças não é conhecida.
O uso deste medicamento no período da lactação depende da avaliação e acompanhamento do seu médico.
Succinato de desvenlafaxina pode prejudicar o julgamento, o raciocínio ou as habilidades motoras. Até que você saiba como Succinato de desvenlafaxina te afeta, tenha cuidado ao realizar atividades que requeiram concentração, tais como dirigir ou operar máquinas.
Você não deve dirigir veículos ou operar máquinas durante o tratamento, pois sua habilidade e capacidade de reação podem estar prejudicadas.
O uso deste medicamento pode causar tontura, desmaios ou perda da consciência, expondo o paciente a quedas ou acidentes.
Este medicamento pode causar doping.
Atenção: Contém os corantes dióxido de titânio, óxido de ferro vermelho, óxido de ferro amarelo (apenas Succinato de desvenlafaxina 50 mg) e corante amarelo crepúsculo (apenas Succinato de desvenlafaxina 100 mg) que podem, eventualmente, causar reações alérgicas.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)