Quais cuidados devo ter ao usar o Sotyktu?
Sistema Imunológico
Infecções
Sotyktu® (deucravacitinibe) pode aumentar o risco de infecções. Você não deve iniciar o tratamento com Sotyktu® (deucravacitinibe) se você tiver qualquer infecção ativa clinicamente importante até que a infecção seja resolvida ou tratada. Caso você tenha alguma infecção crônica ou história de infecção recorrente, seu médico deverá considerar os riscos e benefícios antes de prescrever Sotyktu® (deucravacitinibe). Caso você apresente infecção ou não esteja respondendo ao tratamento padrão, seu médico deverá lhe acompanhar de perto e interromper Sotyktu® (deucravacitinibe) até que a infecção seja solucionada.
Procure orientação médica se ocorrerem sinais ou sintomas de infecção, tais como febre, mal estar geral, sinais de inflamação dentre outros.
Avaliação pré-tratamento para tuberculose
Antes de iniciar o tratamento com Sotyktu® (deucravacitinibe) você deverá ser avaliado quanto à infecção por tuberculose. Você não deve utilizar Sotyktu® (deucravacitinibe) caso apresente tuberculose ativa. Neste caso, seu médico deve iniciar seu tratamento da tuberculose antes de administrar Sotyktu® (deucravacitinibe).
Imunizações
Antes de iniciar a terapia com Sotyktu® (deucravacitinibe), considere a conclusão de todas as imunizações (vacinas) apropriadas para a sua idade de acordo com as orientações atuais sobre esquema de vacinação no país. Converse com seu médico sobre quais vacinas devem ser evitadas.
Gravidez e Lactação
Não existem estudos adequados e bem controlados do uso de Sotyktu® (deucravacitinibe) em mulheres grávidas. Os dados com o uso de Sotyktu® (deucravacitinibe) em mulheres grávidas são insuficientes para informar sobre o risco associado ao medicamento.
Não se sabe se Sotyktu® (deucravacitinibe) é excretado no leite humano. Deve-se ter cautela, pois muitos medicamentos podem ser excretados no leite humano.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O uso deste medicamento no período da lactação depende da avaliação e acompanhamento do seu médico ou cirurgião-dentista.
Uso pediátrico
A segurança e eficácia de Sotyktu® (deucravacitinibe) em pacientes pediátricos com menos de 18 anos de idade não foram estabelecidas.
Uso em idosos
Nenhuma diferença geral na exposição, segurança ou eficácia do deucravacitinibe foi observada entre pacientes mais velhos e mais jovens que receberam Sotyktu® (deucravacitinibe).
Sistema endócrino e metabolismo
Lactose
Atenção: Sotyktu® (deucravacitinibe) contém 44 mg de lactose. Pacientes com problemas hereditários raros de intolerância à galactose, deficiência total de lactase ou má absorção de glicose-galactose não devem tomar este medicamento.
Insuficiência hepática (no fígado)
Sotyktu® não é recomendado em pacientes com insuficiência hepática grave.
Efeitos sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas
Não foram realizados estudos sobre os efeitos na habilidade de dirigir e operar máquinas. Recomenda-se ter cuidado ao dirigir ou operar um veículo ou máquina potencialmente perigosa.
Atenção: Contém os corantes dióxido de titânio, óxido de ferro amarelo e óxido de ferro vermelho, que podem, eventualmente, causar reações alérgicas.
Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.
Este medicamento pode aumentar o risco de sangramento em caso de dengue ou quando associado a outros medicamentos que aumentem o efeito hemorrágico (perda de sangue). Este medicamento pode aumentar o risco de infecções. Informe ao seu médico qualquer alteração no seu estado de saúde.Algumas vacinas são contraindicadas para quem está tomando imunossupressor. Antes de tomar qualquer vacina, informe ao profissional de saúde que você está tomando medicamento imunossupressor.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)