Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Sotacor?
Sotacor é bem tolerado na maioria dos pacientes. As reações adversas são geralmente passageiras e raramente necessitam de interrupção ou retirada do tratamento
Você deve informar o seu médico caso apresente qualquer um dos sintomas a seguir (além de qualquer outra anormalidade) para que ele possa avaliar se tudo está bem.
As reações mais frequentes são dispneia (falta de ar), fadiga (cansaço), tonturas, cefaleia (dor de cabeça), febre, bradicardia excessiva (quando o coração bate mais devagar do que o normal) e/ou hipotensão (queda da pressão arterial). Estas reações adversas geralmente desaparecem quando a dose é diminuída.
Os eventos adversos mais significativos, no entanto, são aqueles devido ao agravamento das arritmias pré-existentes ou aparecimento de novas arritmias.
Você poderá apresentar os eventos adversos a seguir, que são considerados relacionados ao tratamento, com Sotacor:
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento):
Cardiovascular
Bradicardia (quando o coração bate mais devagar do que o normal), dispneia (falta de ar), dor no peito, palpitações, edema (inchaço), anormalidades no exame de eletrocardiograma, hipotensão (queda da pressão arterial), pró-arritmia (agravamento de arritmia pré-existente), síncope (perda súbita dos sentidos), insuficiência cardíaca,pré-síncope (pré-desmaio) e torsades de pointes (alteração que causa o aumento dos batimentos do coração).
Dermatológico
Erupção cutânea (manchas na pele).
Gastrointestinal
Náuseas/vômitos, diarreia, dispepsia (indigestão), dor abdominal e flatulência (gases).
Músculo-esquelético
Cãibras.
Nervoso/psiquiátrico
Fadiga (cansaço), tontura, astenia (sensação de cansaço neuromuscular), delírio, cefaleia (dor de cabeça), distúrbios do sono, depressão, parestesia (formigamento), alterações do humor,ansiedade e disgeusia (alteração do paladar).
Urogenital
Disfunção sexual.
Sentidos especiais
Distúrbios visuais, anormalidades no paladar e distúrbios auditivos.
Orgânicos gerais
Febre.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)