Quais cuidados devo ter ao usar o Sorbitol 3% Baxter?
O estado cardiovascular, principalmente dos pacientes com doenças cardíacas deve ser cuidadosamente observado antes e durante uma ressecção transuretral da próstata, quando se utilizar o Sorbitol 3% para IrrigaçãoUrológica, devido ao volume de fluido absorvido na circulação sistêmica pelas veias prostáticas abertas, pode produzir uma expansão significante do fluido intravascular e levar a uma insuficiência cardíaca congestiva fulminante.
A passagem de sódio intracelular livre para o compartimento extracelular, após a absorção sistêmica, pode diminuir sua concentração sérica e agravar uma hiponatremia preexistente. A excessiva perda de água e eletrólitos pode levar a sérios desequilíbrios. Com uma administração contínua de solução, a perda de água pode ocorrer na presença de excesso de eletrólitos, produzindo uma hipernatremia.
Uma diurese sustentada resultante da irrigação transuretral com soluções de sorbitol para irrigação pode mascarar e intensificar uma hidratação inadequada ou uma hipovolemia. Não administrar se a solução não estiver límpida e o lacre intacto.
Atenção: Este medicamento contém Açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes.
Advertências do Sorbitol 3% Baxter
Não pode ser utilizada para infusão.
As soluções para irrigação urológica devem ser utilizadas com cautela em pacientes com disfunção renal ou disfunção cardiopulmonar severa.
Foi demonstrado que os fluidos de irrigação utilizados durante uma prostatectomia transuretral entram na circulação sistêmica em volumes relativamente grandes; assim o sorbitol deve ser considerado como uma droga sistêmica.
A absorção de grandes quantidades de fluidos contendo sorbitol pode alterar significantemente a dinâmicacardiopulmonar e renal.
Pode ocorrer uma hiperglicemia metabólica pelo sorbitol em pacientes com Diabetes mellitus.
O conteúdo de uma bolsa aberta deve ser utilizado rapidamente para minimizar a possibilidade de crescimento bacteriano ou formação de pirogênio.
Descartar as porções não utilizadas da solução de irrigação, considerando que nenhum agente antimicrobiano foi adicionado.
Não deve ser usado em pacientes com intolerância à frutose documentada ou suspeita.
Uso Pediátrico
A segurança e eficácia em pacientes pediátricos não foram estabelecidas.
Uso Geriátrico
Os estudos clínicos das Soluções de Irrigação não incluíram um número suficiente de indivíduos com 65 anos ou mais para determinar se eles respondem de forma diferente de outros indivíduos mais jovens. Outra experiência clínica relatada não identificou diferenças nas respostas entre os pacientes idosos e mais jovens.
Gravidez e Lactação
Gravidez - Efeitos Teratogênicos
Não foram efetuadas pesquisas sobre reprodução animal com o Sorbitol 3%. Também não se sabe se o Sorbitol 3% pode causar danos ao feto quando administrado a uma gestante ou afetar sua capacidade reprodutora. O Sorbitol 3% só deve ser administrado se absolutamente necessário.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)