Quais cuidados devo ter ao usar o Solução Glicocloretada - Basa?
A solução injetável Glicofisiológica, especialmente em crianças e idosos, não deve ser infundida rapidamente nem por períodos prolongados, em pacientes com deficiência de potássio a infusão da solução aumentará a perda do tal íon. Desta formas, suplementos de potássio também devem ser administrados. A infusão da solução Glicofisiológica deve ser restrita em alguns grupos de risco, como pacientes com a função renal comprometida, insuficiência cardíaca, hipertensão, edema periférico e pulmonar, toxemia da gravidez.
Monitorar frequentemente o equilíbrio de fluido, de eletrólitos séricos e de ácido. Verificar regularmente os níveis de glicose e de potássio no sangue.
Gravidez: Categoria C.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Uso Pediátrico, idosos e outros grupos de risco
Em caso de Soluções Parenterais de Grande Volume, o volume e a velocidade de infusão dependerão da necessidade individual de cada paciente e do parecer médico. Podem ser necessários volume e velocidade de infusão reduzida em pacientes idosos para evitar a sobrecarga circulatória, especialmente em pacientes com insuficiência cardíaca e renal.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)