Como o Solução de Ringer com Lactato Isofarma funciona?
Este medicamento, composto de cloreto de sódio, cloreto de cálcio, cloreto de potássio e lactato de sódio, diluídos em água para injeção, apresenta uma composição similar à dos líquidos extracelulares, com exceção da presença de lactato e da ausência de bicarbonato.
O sódio atua no controle da distribuição de água, no balanço hídrico e na pressão osmótica dos fluidos corporais, e, associado ao cloreto e bicarbonato, atua na regulação do equilíbrio ácido-base.
O cálcio é essencial no mecanismo de coagulação sanguínea, na função cardíaca normal e na regulação da irritabilidade neuromuscular.
O potássio é crítico na regulação da condução nervosa e contração muscular, particularmente no coração.
O cloreto segue o metabolismo do sódio, e alterações na sua concentração provocam mudanças no balanço ácido-base do corpo.
Vale ressaltar que o excesso de sódio, potássio e cálcio é excretado principalmente pelos rins.
A função do lactato é proporcionar rápido aumento do teor alcalino, o que ocorre após sua metabolização a bicarbonato.
Em pessoas com atividade oxidativa celular normal, é necessário um período de 1 a 2 horas após o início da infusão para que este efeito seja satisfatório.
Por essa razão, Isofarma – solução de ringer com lactato destina-se à reposição de líquido e eletrólitos em situações em que essas perdas se fazem presentes e eleva rapidamente o teor alcalino em líquidos extracelulares, agindo nos casos em que há desvio do equilíbrio ácido-básico no sentido da acidose.
Nas situações em que são necessários grandes volumes de solução fisiológica, você deve administrar este medicamento com outras soluções de reposição, a fim de evitar uma possível acidose.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)