Quais as contraindicações do Solução de Glicose 25% e 50% Equiplex?
Estas soluções de Glicose hipertônicas (concentração acima de 5% glicose) são contraindicadas a pacientes com hemorragia intracanal ou intraespinhal, anuíra (diminuição ou ausência de eliminação de urina), e delirium tremens, casos nos quais há uma desidratação aguda não compensada, síndrome de má absorção glicose-galactose.
Devem ser usados com cuidado nos pacientes com diabetes mellitus, porque a infusão rápida pode conduzir à hiperglicemia, assim como naqueles pacientes com má-nutrição, deficiência de tiamina, intolerância ao carboidrato, sepses, choque ou trauma.
Sugeriu-se que as soluções de Glicose não devem ser usadas depois que ataques isquêmicos agudos com a hiperglicemia, forem implicados em aumentar os danos isquêmicos cerebral e danificarem a recuperação.
Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com hipersensibilidade aos produtos do milho.
As soluções de Glicose sem eletrólitos não devem ser administradas simultaneamente a infusão de sangue devida à possibilidade de coagulação.
O uso da solução de Glicose e contraindicado nas seguintes situações:
- Hiper-hidratação, hiperglicemia (aumento do nível de glicose no sangue), diabetes, acidose, desidratação hipotônica e hipopotassemia (concentração de potássio abaixo do normal).
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)