Precauções - Solução de Gliconato de Cálcio 10% Isofarma

Bula Solução de Gliconato de Cálcio 10% Isofarma

Princípio ativo: Gliconato de Cálcio

Classe Terapêutica: Produtos para Hiperfosfatemia

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Solução de Gliconato de Cálcio 10% Isofarma?

Você deve tomar os seguintes cuidados antes de administrar este medicamento:

  • Verificar o prazo de validade;
  • Não utilizá-lo se o recipiente estiver violado e se a solução apresentar turvação;
  • Descartar imediatamente o volume não usado após a abertura da ampola.
  • Deve evitar o extravasamento da solução durante a injeção intravenosa, devido ao risco de dor, erupção cutânea, rubor, descamação ou necrose de pele. No caso de extravasamento, deve-se interromper imediatamente a infusão do medicamento instalado. Aspirar pela agulha o medicamento extravasado, quando possível. Medidas de suporte, como a realização de compressa quente, utilização de medicamentos e monitorização do paciente, devem ser adotadas.

Após observar essas precauções, administrar preferencialmente este medicamento por infusão intravenosa, pois, por via intramuscular, frequentemente provoca abscesso. A administração intravenosa deve ser lenta para evitar transvasamento da veia e surgimento de sintomas como hiperemia (vermelhidão) de face ou vasodilatação periférica. Utilizar este medicamento em pacientes com insuficiência renal ou cardíaca ou com sarcoidose com cautela, pois sais de cálcio (componentes desta solução medicamentosa) aumentam o efeito cardíaco dos digitálicos e podem causar intoxicações. É importante saber também que, segundo relatos, o uso deste medicamento envolve risco de uma alteração neurológica do paciente.

Erro de diluição deste medicamento, com infusão de soluções excessivamente concentradas, pode acarretar:

  • Aumento da osmolaridade do plasma, sede, agitação, irritabilidade, letargia, tremores, podendo levar a convulsões, além de processo inflamatório da veia utilizada.

Você também deve atentar para as seguintes recomendações:

  • Informar a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término, pois não há segurança quanto ao uso do produto durante essa fase e na lactação. Por isso, só deve ser administrado a mulheres grávidas caso seja realmente necessário.
  • Informar também ao médico se estiver amamentando. Não é conhecido se Isofarma – solução de gliconato de cálcio 10% é excretada para o leite materno.

Categoria de risco C. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.