Como o Sol-Cart B funciona?
O bicarbonato de sódio é constituinte normal dos fluidos orgânicos. Seu nível plasmático normal varia de 24 a 31 mEq/L. A concentração plasmática é regulada pelos rins. O ânion bicarbonato é considerado lábil, pois em pH adequado pode ser convertido a ácido carbônico e este, a água e dióxido de carbono. No fluido extracelular, a relação ácido carbônico; bicarbonato é 1:20. No adulto com função renal normal, quase todo o íon bicarbonato é filtrado pelo glomérulo é reabsorvido, excretando-se menos de 1% pela urina.
O bicarbonato de sódio é o único sistema tampão do organismo que está sujeito à regulação compensatória. Assim, qualquer alteração no sistema-tampão ácido carbônico-bicarbonato provocada pelos pulmões e pelos rins põe em ação a capacidade tamponadora de todos os outros sistemas.
A solução de bicarbonato de sódio, junto a solução concentrada ácida e a água, mantém a solução final (Dialisato) em padrões fisiológicos para favorecer o equilíbrio difusional necessário a realização da hemodiálise. Os mesmos padrões fisiológicos são necessários a essa solução final, quando usada como solução de reposição em procedimentos de hemofiltração e hemodiafiltração.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)