Como usar o Septam BD?
Suspensão oral
Instruções para preparação e uso do Septam BD
- Agitar o frasco e adicionar água até o nível indicado pela seta;

- Agitar vigorosamente até a obtenção de uma suspensão homogênea. Completar com água até atingir novamente o nível indicado pela seta;

- Uma vez preparada a suspensão, retirar a tampa e colocar o adaptador;

- Introduzir o dosificador no orifício do adaptador. Virar o frasco para baixo. Encher o dosificador até o volume indicado pelo médico;

- Administrar diretamente com o dosificador;

- Lavar o dosificador após cada administração;

- Uma vez utilizado o dosificador, colocar a tampa protetora;

- Após cada administração, tampar novamente o frasco. O produto é estável em temperatura ambiente por até 3 dias. Em geladeira (sem congelar), o mesmo é estável por 14 dias.

Observação: agitar o frasco antes de encher o dosificador. Se não quiser administrar a dose imediatamente, é possível guardá-la no próprio dosificador, fechando-o com sua tampa e conservando-o na geladeira até o momento da administração. A água utilizada para diluição do pó deve ser filtrada e a administração deve ser feita por via oral.
Não há estudos de Septam BD administrado por vias não recomendadas.
Portanto, para segurança e eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via oral.
Dosagem
- Cada 5 mL da suspensão preparada contém 1000 mg de amoxicilina e 250 mg de sulbactam. A dose deverá ser adaptada, segundo critério médico, ao quadro clínico do paciente. Tomando como base o conteúdo de amoxicilina do produto, a faixa de dose habitual oscila, segundo o tipo e gravidade do processo infeccioso, entre 40 e 100 mg/kg de peso/dia. A dose total pode ser administrada em duas doses diárias (uma a cada 12 horas).
- Para preparar a suspensão, ver o quadro com as instruções. A suspensão, após reconstituição, mantém-se estável em temperatura ambiente por até 3 dias e, quando conservada em geladeira (sem congelar), por até 14 dias.
Nos pacientes com comprometimento grave da função renal, pode se adotar o seguinte esquema de orientação:
Clearance de creatinina (mL/min) | Creatininemia (mg/dl) | Dose diária |
> 30 | < 2,0 | Dose Recomendada |
Entre 10 e 30 | Entre 2,0 e 6,4 | Dose Recomendada* x 0,66 |
< 10 | > 6,4 | Dose Recomendada* x 0,25 |
*O cálculo posológico deverá basear-se na dose de amoxicilina.
Para o caso de pacientes com insuficiência renal em diálise e quando a dose de Septam BD se superponha ou esteja muito perto do tempo de diálise, recomenda-se sua administração logo após a mesma.
Septam BD deve ser administrado, no mínimo, durante 2 ou 3 dias adicionais, após a remissão completa do quadro clínico. Nas infecções causadas por estreptococos do grupo beta-hemolíticos, o tratamento mínimo é de 10 dias consecutivos para prevenir glomerulonefrite ou febre reumática.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses, e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
Comprimido revestido
Dosagem
A posologia será adaptada a critério médico e de acordo com o quadro clínico do paciente.
Como posologia média de orientação para adultos e crianças maiores de 12 anos aconselha-se:
- 1 comprimido a cada 12 horas.
Em pacientes com insuficiência renal o intervalo entre as doses deverá ser ampliado de acordo com os níveis séricos de creatinina.
Para o caso de pacientes com insuficiência renal em diálise e quando a dose de Septam BD se superponha ou esteja muito perto do tempo de diálise, recomenda-se sua administração logo após a mesma.
Septam BD deve ser administrado, no mínimo, durante 2 ou 3 dias adicionais, após a remissão completa do quadro clínico.
Nas infecções causadas por estreptococos do grupo beta-hemolíticos, o tratamento mínimo é de 10 dias consecutivos para prevenir glomerulonefrite ou febre reumática.
Não há estudo de Septam BD administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via oral.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses, e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)