Quais cuidados devo ter ao usar o Selopress?

Selopress deve ser utilizado com cuidado nas seguintes situações:

  • Em pacientes diabéticos;
  • Portadores de feocromocitoma (tipo de tumor, geralmente benigno, localizado na glândula suprarrenal que provoca aumento na pressão arterial);
  • Portadores de gota (doença causada por problemas no metabolismo do ácido úrico);
  • Em pacientes com doenças broncoespásticas (caracterizadas pelo estreitamento dos brônquios e bronquíolos, ocasionando dificuldade na respiração), como asma e bronquite. Nestes casos, pode-se associar um medicamento broncodilatador e seu médico avaliará a necessidade de ajustar a sua dose quando for iniciado o tratamento com Selopress;
  • Em pacientes com insuficiência cardíaca;
  • Pacientes com arteriopatia periférica (obstrução das artérias dos braços e pernas).

O metoprolol pode mascarar certos sinais clínicos de hipertireoidismo (alteração da glândula tireóide), por exemplo, taquicardia (aumento da frequência cardíaca).

Selopress não deve ser administrado à pacientes com insuficiência hepática grave.

Você deverá procurar orientação médica caso apresente os seguintes sintomas após iniciar seu tratamento com Selopress:

Insuficiência cardíaca e crescente lentidão nos batimentos do coração (bradicardia). Nestes casos pode ser necessário o reajuste de doses ou interrupção do tratamento.

A suspensão repentina de Selopress é perigosa.

Se houver a necessidade de interrupção do tratamento com Selopress, recomenda-se que seja feita de forma gradual, quando possível.

Alguns pacientes podem apresentar alterações no balanço hídrico e eletrolítico ao utilizar Selopress.

Deve-se observar os sinais e sintomas de advertência, que são:

Boca seca, sede, fraqueza, letargia (estado de sono profundo), sonolência, confusão, cãibras, dor muscular, fadiga (cansaço) muscular, hipotensão (pressão baixa), oligúria (diminuição da quantidade de urina), taquicardia (aumento dos batimentos do coração), náuseas e vômitos. Caso você apresente estes sintomas procure orientação médica.

Crianças

A experiência clínica em crianças é limitada.

Deverá ser utilizado nesta faixa etária somente a critério médico.

Capacidade de dirigir e operar máquinas

Verifique a sua reação ao ingerir Selopress antes de dirigir veículos e operar máquinas, porque, ocasionalmente, tontura e cansaço podem ocorrer.

Gravidez e amamentação

Como a hidroclorotiazida não é recomendada durante a gravidez e amamentação, Selopress não deve ser usado nestas situações, a menos que prescrito pelo seu médico.

A hidroclorotiazida passa para o leite materno, portanto seu médico deverá orientá-la quanto à interrupção da medicação ou da amamentação ou substituição pelo tratamento apenas com o metoprolol.

Os medicamentos da classe dos betabloqueadores podem causar danos ao feto ou parto prematuro.

Os betabloqueadores podem causar efeitos adversos, por exemplo, bradicardia (redução da frequência cardíaca) no feto e no recém-nascido.

O metoprolol é excretado no leite materno em pequena quantidade.

Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Atenção: este medicamento contém lactose (47,5 mg/comprimido), portanto, deve ser usado com cautela em pacientes com intolerância a lactose. 

Este medicamento pode causar doping.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.