Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Saya Control?
Reações adversas muito comuns (ocorre em mais de 10% das pacientes que utilizam este medicamento)
- Sangramento uterino irregular (menstruação irregular, alteração da menstruação, sangramento contínuo e escasso). Alterações no volume ou duração do fluxo menstrual ou na data esperada para o início do ciclo menstrual seguinte ao uso do Saya Control®. Algumas mulheres podem experimentar pequenos sangramentos de escape após tomar Saya Control®. A maioria das mulheres terá seu período menstrual seguinte ao uso do Saya Control® na data esperada ou mais cedo. A menstruação pode se alterar após a utilização de Saya Control®. Em geral, o fluxo menstrual será semelhante ao habitual, porém em alguns casos, o fluxo poderá ser maior ou menor. Os padrões de menstruação podem ser irregulares entre as mulheres que fizeram uso da medicação. A maioria das mulheres terá sua menstruação ocorrendo dentro do prazo previsto. Em 57% dos casos, a menstruação ocorrerá dentro de um intervalo de 2 dias em relação ao dia esperado. Em 5% dos casos, pode ocorrer atraso superior a 7 dias. Em casos de atraso menstrual superior a uma semana, deve-se considerar a possibilidade de ocorrência de gravidez. Antecipação da menstruação também pode ocorrer.
- Outras reações adversas muito comuns: náusea, fadiga, dor abdominal inferior, cefaleia e tontura.
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% das pacientes que utilizam este medicamento)
- Sensibilidade dos seios, diarreia e vômito.
Reações adversas sem frequência conhecida
- Aumento de peso; icterícia (ficar com pele, urina e olhos amarelados); elevação da pressão arterial, do colesterol e do açúcar do sangue; gravidez fora do útero.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)