Quais cuidados devo ter ao usar o Sandimmun?
Sandimmun® será prescrito a você somente por um médico com experiência em medicamentos para transplante. Siga atentamente todas as instruções do médico. Elas podem ser diferentes das informações gerais contidas nesta bula.
Tenha cuidado especial ao utilizar Sandimmun® devido ao álcool (etílico) contido no Sandimmun®:
- Se você tem ou se já teve problemas com álcool;
- Se você tem epilepsia ou tiver qualquer problema hepático;
- Se você estiver grávida;
- Se você amamenta seu filho;
- Se o medicamento for administrado em uma criança.
Se qualquer uma destas condições se aplicar a você, informe ao seu médico antes de administrar Sandimmun®:
- Sandimmun® suprime o sistema imunológico, causando risco elevado de desenvolvimento de cânceres, principalmente de pele e do sistema linfoide. Portanto, você deve utilizar roupas adequadas e utilizar protetor solar com alto fator de proteção com frequência para limitar sua exposição à luz do sol e à luz UV;
- Ao suprimir o sistema imunológico, Sandimmun® também pode afetar a capacidade do seu organismo de combater infecções. Caso você apresente qualquer sintoma de infecção (por exemplo, febre ou dor de garganta), você deve informar ao seu médico imediatamente;
- Se você apresentar problemas no fígado;
- Se você apresentar problemas nos rins. Seu médico realizará exames de sangue com frequência e poderá ajustar a sua dose, caso seja necessário;
- Se ocorrer aumento na pressão arterial. Seu médico irá medir sua pressão arterial frequentemente e poderá lhe dar um anti-hipertensivo, caso seja necessário;
- Sandimmun® pode reduzir a quantidade de magnésio no seu organismo. Por esta razão, seu médico pode prescrever a você suplementos de magnésio, principalmente após sua cirurgia, caso tenha sido transplantado;
- Se você apresentar níveis elevados de potássio no sangue;
- Se você tiver gota;
- Se você precisar receber uma vacina, antes consulte o seu médico;
- Qualquer outro medicamento que você receba.
Caso você apresente alguma das situações acima, informe ao seu médico imediatamente.
Monitoramento durante o seu tratamento com o Sandimmun®
- Seu médico irá avaliar:
- Os níveis de ciclosporina no seu sangue;
- Sua pressão arterial, regularmente, antes do início do tratamento e durante o tratamento;
- A função de seus rins e fígado;
- Seus lipídeos séricos.
Pergunte ao seu médico caso tenha dúvidas sobre como Sandimmun® funciona ou por que este medicamento foi prescrito a você.
Idosos
A experiência com o uso de Sandimmun®. em idosos é limitada. Sua função renal deve ser monitorada com atenção especial.
Crianças e adolescentes
A experiência com o uso de Sandimmun® em crianças ainda é limitada. Crianças a partir de 1 ano de idade receberam Sandimmun® na posologia padrão e não apresentaram problemas específicos. Em diversos estudos, pacientes pediátricos necessitaram e toleraram doses mais altas de Sandimmun® por kg de peso corpóreo, do que as doses utilizadas em adultos.
Gravidez e amamentação
Peça a orientação do seu médico ou farmacêutico antes de utilizar qualquer medicamento.
Informe seu médico caso esteja grávida ou planeja engravidar. A experiência com o uso de Sandimmun® durante a gravidez é limitada. Em geral, Sandimmun® não deve ser administrado durante a gravidez. Se for necessário utilizar este medicamento, seu médico discutirá com você sobre os benefícios e possíveis riscos de utilizá-lo durante a gravidez.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Informe ao seu médico se está amamentando.
A amamentação não é recomendada durante o tratamento com Sandimmun®, pois a ciclosporina, o princípio ativo do Sandimmun®, passa para o leite e pode afetar seu bebê.
Condução e utilização de máquinas
Você pode se sentir sonolento, desorientado ou ter visão turva após tomar Sandimmun®. Tenha cuidado ao dirigir ou operar máquinas enquanto estiver tomando Sandimmun® até saber como isso o afeta.
Informações importantes sobre um dos excipientes de Sandimmun®
Sandimmun® concentrado para solução de infusão contém óleo de rícino H-polioxietilado e pode causar reações alérgicas severas.
Sandimmun® concentrado para solução de infusão contém 34,4 v/v de álcool etílico (27,8 w/v). Uma dose de 100 mg de concentrado de Sandimmun® contém 545 mg de álcool etílico, o que equivale a 14 mL de cerveja ou 6 mL de vinho, supondo-se um volume de 5% e 12% de álcool etílico, respectivamente.
O álcool pode ser prejudicial para pessoas que sofrem de alcoolismo, epilepsia, lesão cerebral ou doença hepática, bem como para gestantes, lactantes e crianças.
Medicamentos imunossupressores podem ativar focos primários de tuberculose. Os médicos que acompanham pacientes sob imunossupressão devem estar alertas quanto à possibilidade de surgimento de doença ativa, tomando assim, todos os cuidados para o diagnóstico precoce e tratamento.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)