Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Rohypnol com outros remédios?
Rohypnol® pode influenciar ou sofrer influência de outros medicamentos, quando administrados concomitantemente.
Informe o seu médico se estiver utilizando algum dos medicamentos ou substâncias mencionados a seguir, pois podem ocorrer interações entre estes e Rohypnol®:
- O uso combinado com depressores do sistema nervoso central, como antipsicóticos (medicamentos para doenças psiquiátricas), hipnóticos (medicamentos para dormir), ansiolíticos sedativos (medicamentos para reduzir ansiedade e para dormir), antidepressivos, analgésicos narcóticos (medicamentos para dor que provocam sono), anticonvulsivantes (medicamentos para crise epiléptica), anestésicos e anti-histamínicos sedativos (antialérgicos que provocam sono), podem produzir aumento do efeito depressor central de Rohypnol®.
- Efeitos aumentados sobre a sedação (sono), respiração e hemodinâmica (funcionamento do sistema circulatório) podem ocorrer quando Rohypnol® é administrado juntamente com qualquer agente depressor de ação central, incluindo álcool. O álcool deve ser evitado em pacientes recebendo Rohypnol®.
Vide item Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Rohypnol maior do que a recomendada? para advertências sobre outros depressores do sistema nervoso central, incluindo álcool.
- No caso de analgésicos narcóticos, pode ocorrer aumento de euforia (bem-estar e alegria exagerados), com aumento da dependência física do medicamento.
- Opioides: o uso concomitante de medicamentos sedativos, como benzodiazepínicos ou medicamentos relacionados, como Rohypnol® com opioides aumenta o risco de sedação, depressão respiratória, coma e morte, devido ao efeito aditivo de depressão do SNC. A dosagem e duração do uso concomitante devem ser limitadas.
- Compostos que inibem certas enzimas hepáticas podem aumentar a atividade dos benzodiazepínicos e agentes com ação similar.
Uma possível interação com os produtos listados abaixo não pode ser excluída:
- Antimicóticos azólicos: Fluconazol, Cetoconazol, Itraconazol (medicações antifúngicas);
- Cimetidina (medicamento para inibir a produção de ácido estomacal);
- Inibidores de HIV-Protease (medicamentos para o tratamento de infecção por HIV);
- Genfibrozila ou “estatinas” (medicamentos para o tratamento de altos níveis de gordura);
- Antibióticos macrolídeos: Eritromicina, Claritromicina, Telitromicina;
- Nefazodona (antidepressivo);
- Verapamil (medicamento para o tratamento de pressão alta ou arritmias cardíacas);
- Suco de toranja.
Rohypnol® pode ser administrado em conjunto com agentes antidiabéticos orais e anticoagulantes.
Informe seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)