Precauções - Retin-A Micro

Bula Retin-A Micro

Princípio ativo: Tretinoína

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Retin-A Micro?

O tratamento com Retin-A® Micro pode tornar sua pele mais susceptível a queimaduras solares e a outros efeitos adversos do sol. Assim, deve-se evitar a exposição às radiações solares naturais ou artificiais durante o tratamento com Retin-A® Micro.

Quando houver necessidade de expor-se ao sol, proteja as áreas tratadas com Retin-A® Micro. Um protetor solar efetivo deve ser usado toda vez que você ficar exposto ao sol (consulte seu médico sobre o fator de proteção solar mais adequado para sua proteção). Pacientes que por força de suas atividades tiverem que se expor mais ao sol, ou pacientes mais sensíveis às suas radiações, deverão tomar precauções, como o uso de roupas adequadas ou de produtos de proteção solar.

Condições climáticas extremas tendem a secar ou queimar até mesmo a pele normal. A pele tratada com Retin-A® Micro pode ficar mais vulnerável a estas condições climáticas. Cuidados especiais como exposição a fontes de calor, temperaturas muito baixas, vento e roupas de lã devem ser evitados.

Em alguns pacientes, as áreas tratadas com tretinoína podem desenvolver aumento ou diminuição temporária da quantidade de pigmento (cor) presente na pele.

Retin-A® Micro não deve ser aplicado próximo aos olhos, boca, narinas e membranas mucosas.

Irritação local

A pele de alguns pacientes pode se tornar excessivamente seca, vermelha, com vesículas ou crostas durante o tratamento com Retin-A® Micro. Se o grau de irritação for muito intenso, a frequência da aplicação deverá ser reduzida ou o tratamento interrompido temporariamente. Nos casos mais graves, o tratamento deverá ser suspenso. A eficácia da aplicação em frequência reduzida não foi estudada. Se ocorrer reação sugestiva de sensibilidade, o uso do produto deve ser descontinuado. Pode ocorrer, também, ressecamento excessivo da pele. Neste caso, o uso de um emoliente apropriado durante o dia pode ser útil.

Condições climáticas extremas como vento ou frio podem irritar a pele tratada com tretinoína.

A tretinoína pode causar irritação grave em peles eczematosas e seu uso nestes pacientes deve ser extremamente cuidadoso.

Exposição à luz solar

Deve-se reduzir ou evitar a exposição à luz solar, incluindo as lâmpadas simuladoras de luz solar. Pacientes com queimaduras solares deverão ser instruídos a não utilizar o produto até recuperação completa da susceptibilidade aumentada à luz solar como resultado do uso da tretinoína. Pacientes que por força de suas atividades tiverem que se expor mais ao sol, ou aqueles que apresentarem maior sensibilidade à luz, deverão ter cuidado especial. Recomenda-se prudência e uso de roupas adequadas ou produtos para proteção solar (FPS 15) quando a exposição não puder ser evitada.

Gravidez e lactação

Risco para mulheres grávidas. Não use este medicamento, sem consultar seu médico, caso esteja grávida. Ele pode causar problemas ao feto. Informe seu médico a ocorrência de gravidez durante o tratamento com Retin-A® Micro ou após seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Devido ao uso disseminado de um determinado medicamento, pode-se esperar que, ao acaso, um pequeno número de relatos ocorra sobre defeitos de nascença associados temporariamente à administração do medicamento. Trinta casos de má-formações congênitas associadas temporariamente, em seres humanos, foram reportados durante duas décadas do uso clínico do Retin-A®.

Embora nenhum padrão definido de teratogenicidade e nenhuma associação causal tenham sido estabelecidos em consequência desses casos, cinco deles descrevem um raro defeito do nascimento: holoprosencefalia (defeitos associados à malformação da linha central do prosencéfalo). A significância desses relatórios espontâneos, em termos de risco para o feto, ainda não é conhecida.

O uso tópico de Retin-A® Micro somente deve ser feito durante a gravidez se os benefícios justificarem o potencial risco para o feto.

Não se sabe se a tretinoína é excretada no leite humano, portanto deve-se ter cautela ao administrar Retin-A® Micro a lactantes.

Uso pediátrico

A segurança e a eficácia de Retin-A® Micro não foram estabelecidas em pacientes com idade inferior a 12 anos.

Uso geriátrico

A segurança e a eficácia de Retin-A® Micro não foram estabelecidas na população geriátrica.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.