Quais cuidados devo ter ao usar o ReoPro?
Uma avaliação cuidadosa do risco/benefício deve ser feita em cada paciente antes de iniciar o tratamento com ReoPro™.
Os pacientes em tratamento com ReoPro™ podem apresentar um risco maior de sangramento, particularmente na presença de medicamentos anticoagulantes como, por exemplo, heparina, outros anticoagulantes e trombolíticos. Nos pacientes que estão recebendo trombolíticos, o uso de ReoPro™ pode aumentar ainda mais o risco de sangramentos. Deve-se então considerar o risco/benefício nessa situação. Se ocorrer sangramento grave, que não pode ser controlado com a pressão sobre o local, as infusões de ReoPro™ e heparina devem ser interrompidas.
Deve-se ter cuidadosa atenção com todos os locais potenciais de sangramento, inclusive os locais de punção venosa e arterial, locais de inserção de catéteres, flebotomia (locais de dissecção venosa) e locais de inserção de agulhas.
Hipersensibilidade ou reações alérgicas foram raramente observadas após o tratamento com ReoPro™. Reações anafiláticas (reações alérgicas graves), às vezes fatais, foram reportadas muito raramente e podem ocorrer potencialmente a qualquer momento durante a administração de ReoPro™.
O uso de ReoPro™ em pacientes com doença renal grave deve ser considerado somente após uma avaliação cuidadosa dos riscos/benefícios.
Não se sabe se ReoPro™ pode causar dano fetal quando administrado em mulheres grávidas.
ReoPro™deve ser usado em grávidas somente se extremamente necessário.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Não há estudos que comprovem que ReoPro™ é eliminado no leite humano ou absorvido após a ingestão.
Não foram efetuados estudos de reprodução animal com ReoPro™. Também não se sabe se ReoPro™ pode afetar a capacidade de reprodução.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)