Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Relistor?
Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.
Têm sido relatados casos de ruturas da parede intestinal (perfuração gastrointestinal) em doentes que usam Relistor. Não se sabe com que frequência isto ocorre a partir dos dados disponíveis. Se sentir uma dor no estômago forte ou que não desapareça, pare de tomar este medicamento e chame o médico imediatamente.
Os seguintes efeitos adversos são muito frequentes e podem afetar mais de 1 em 10 pessoas. Se sofrer qualquer um destes efeitos secundários, sejam fortes ou não desapareçam deve falar com o seu médico:
- Dor abdominal (dor de barriga);
- Náuseas (sensação de mal estar);
- Diarreia (dejeção de fezes líquidas frequentes);
- Flatulência (gases).
Outros efeitos frequentes, que podem afetar até 1 em 10 pessoas, são:
- Tonturas (sensação de desmaio);
- Sintomas semelhantes a uma síndrome de abstinência opióide (um dos seguintes: sentir frio, tremores, corrimento nasal, suor, cabelo em pé, corar, o coração a bater mais depressa);
- Reação no local de injeção (ex., sensação de picada, sensação de ardor, dor, vermelhidão, edema);
- Vómitos.
Comunicação de efeitos secundários
Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico. Também poderá comunicar efeitos secundários diretamente através do sistema nacional de notificação mencionado no Apêndice V. Ao comunicar efeitos secundários, estará a ajudar a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)