Quais cuidados devo ter ao usar o ReliPoietin?
Informações Gerais
Seu médico deve tentar manter seus níveis de hemoglobina entre 10 e 12 g/dl. Os valores de hemoglobina não devem exceder um valor de 12 g/dl.
Se médico irá monitorar sua pressão sanguínea regularmente enquanto você estiver usando ReliPoietin™. Se você tiver dor de cabeça, particularmente repentina, dores de cabeça semelhantes à enxaqueca em pontadas fortes ou começar a se sentir confuso ou tiver convulsões, conte a seu médico ou equipe de enfermagem imediatamente. Estes podem ser sinais de aviso de uma elevação súbita na pressão sanguínea, o que requer tratamento urgente.
Pode ocorrer uma elevação no nível de plaquetas (células que ajudam na coagulação do sangue) durante o tratamento com este medicamento. Isto deve melhorar durante o curso do tratamento. É recomendado que a contagem de plaquetas seja verificada regularmente durante as primeiras 8 semanas de terapia.
Lembre-se de contar a seu médico que você está recebendo ReliPoietin™ se você tiver que ir a um hospital ou médico da família devido a qualquer tratamento, incluindo exame de sangue, pois ReliPoietin™ pode afetar os resultados.
Pacientes com Doença Renal
Não existe nenhuma experiência com o uso subcutâneo (injeção na pele) de ReliPoietin™ em pacientes renais. Portanto, se você estiver sendo tratado com anemia associada à doença renal, ReliPoietin™ deve ser dado através de uma injeção na veia (intravenosamente).
Aplasia Pura da Série Vermelha (APSV) tem sido relatada muito raramente após meses a anos de tratamento subcutâneo com outros produtos contendo eritropoietinas e não pode ser descartada com ReliPoietin™. APSV significa a incapacidade de produzir hemácias suficientes na medula óssea. Se isto ocorrer, isto pode resultar em anemia severa, cujos sintomas são cansaço não usual, tontura ou falta de ar.
APSV pode ser causada pela produção de anticorpos contra o produto eritropoietina e, a seguir, à sua própria eritropoietina.
Você deve discutir estas informações com seu médico. Se APSV, uma condição muito rara ocorrer, a terapia com ReliPoietin™ será interrompida e seu médico determinará o melhor curso de ação para tratar a anemia. Embora esta complicação seja muito rara, você deve estar ciente de que você desenvolvê-la, você precisará receber transfusões de sangue regulares, possivelmente por toda a vida, para tratar sua anemia, e a terapia com ReliPoietin™ terá que ser interrompida. Informe a seu médico imediatamente se você, de repente, se sentir cansado ou com tontura ou se sofrer de falta de ar. Seu médico pode decidir se ReliPoietin™ não está funcionando apropriadamente para você e terminará o tratamento, se necessário.
Pacientes com insuficiência renal crônica recebendo eritropoietina deverão ter seus níveis de hemoglobina (a parte da hemácia que transporta o oxigênio) medidos regularmente até que um nível estável seja atingido e então periodicamente após isto, a fim de minimizar o risco de um aumento na pressão sanguínea.
Se você for um paciente com doença renal crônica, seu médico irá verificar se sua hemoglobina não excede certo nível, pois hemoglobina alta pode colocá-lo em risco de ter um problema no coração ou vasos sanguíneos e pode aumentar o risco de morte.
Aumentos no potássio do sangue têm acontecido em casos isolados. Em pacientes com insuficiência renal crônica, a correção da anemia pode levar a um aumento de apetite e maior ingestão de potássio e proteínas. Se você estiver recebendo tratamento por diálise ao iniciar o tratamento com ReliPoietin™, seu regime de diálise pode precisar ser ajustado a fim de manter os níveis de uréia, creatinina e potássio na faixa desejada. Seu médico irá decidir isto.
Os eletrólitos do soro (substâncias no seu sangue) devem ser monitorados em pacientes com insuficiência renal crônica. Se um nível elevado (ou crescente) de potássio sérico for detectado, seu médico pode considerar interromper o tratamento com ReliPoietin™ até que o nível volte ao normal.
Um aumento na dose de um medicamento para afinar o sangue (heparina) em particular durante a hemodiálise é freqüentemente necessário durante o curso da terapia com ReliPoietin™ a fim de minimizar o risco de formação de coágulos no sangue. Bloqueio do sistema de diálise é possível se a heparinização não for ótima.
Pacientes com câncer
Pacientes com câncer são mais prováveis de sofrer de coágulos sanguíneos se estiverem recebendo medicamentos à base de eritropoietina, tais como ReliPoietin™. Portanto, você deve discutir os benefícios de ReliPoietin™ com seu médico, particularmente se você for obeso ou se tiver um histórico de coágulos/distúrbios de coagulação do sangue.
Pacientes com câncer recebendo eritropoietina devem ter os níveis de hemoglobina (a parte das hemácias que transporta o oxigênio) medidos regularmente até que um nível estável seja obtido, e então periodicamente após isto.
Se você for um paciente com câncer, você deve estar ciente de que ReliPoietin™ pode agir como um fator de crescimento de células sanguíneas e, em alguns casos, isto pode ter um impacto negativo no seu câncer. Dependendo de sua situação individual, uma transfusão de sangue pode ser preferível. Discuta isto com seu médico.
Gravidez e aleitamento
Conte a seu médico se você estiver grávida ou se você pensa em ficar grávida, ou se estiver amamentando.
Se você estiver grávida ou amamentando, ReliPoietin™ deve somente ser usado se o benefício potencial for maior que o risco ao feto.
Peça conselhos ao seu médico antes de tomar qualquer medicamento.
Informe ao médico ou cirurgião dentista o aparecimento de reações indesejáveis.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)