Como usar o Refren?
Você deve tomar este medicamento por via oral, com ou sem alimentos.
Uso em Adultos:
A dose recomendada é de 20 mg 3 vezes ao dia. Os comprimidos devem ser tomados por via oral a cada 6 a 8 horas aproximadamente, com ou sem alimentos. Somente seu médico poderá determinar a dose deste medicamento.
Uso em Pacientes Idosos:
Não são necessários ajustes de dose em pacientes idosos.
Uso em Pacientes com Insuficiência Renal:
Não são necessários ajustes de dose em pacientes com insuficiência renal, incluindo insuficiência renal grave.
Uso em Pacientes com Insuficiência Hepática:
Não são necessários ajustes de dose em pacientes com insuficiência hepática leve a moderada. O citrato de sildenafila 20 mg não foi estudado em pacientes com insuficiência hepática grave.
Uso em Crianças:
A segurança e a eficácia do citrato de sildenafila 20 mg na hipertensão arterial pulmonar pediátrica foram avaliadas em pacientes de 1 a 17 anos de idade. As reações adversas mais frequentes foram consistentes com as descritas em adultos.
A relação risco-benefício não foi estabelecida em pacientes pediátricos com menos de um ano de idade.
Este medicamento não deve ser administrado à pacientes abaixo de 18 anos de idade.
Uso em pacientes utilizando outros medicamentos:
Podem ser necessários ajustes de dose para a administração concomitante de citrato de sildenafila com eritromicina, saquinavir, claritromicina, telitromicina e nefazodona. A administração concomitante de medicamentos como cetoconazol, itraconazol, ritonavir com citrato de sildenafila não é recomendada.
Podem ser necessários ajustes de dose deste medicamento ao se administrar junto com bosentana (outro medicamento para tratamento da hipertensão pulmonar) ou medicamentos como cetoconazol, itraconazol e ritonavir, entre outros.
Embora não exista um prazo determinado para o tratamento com Refren, devido a sua indicação, ele costuma ser utilizado por períodos prolongados.
Siga as orientações de seu médico.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso você esqueça de tomar este medicamento no horário estabelecido pelo seu médico, tome-o assim que lembrar. Entretanto, se já estiver perto do horário de tomar a próxima dose, pule a dose esquecida e tome a próxima, continuando normalmente o esquema de doses recomendado pelo seu médico.
Neste caso, não tome o medicamento em dobro para compensar doses esquecidas. O esquecimento de dose pode comprometer a eficácia do tratamento.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)