Interação Medicamentosa - Rapamune

Bula Rapamune

Princípio ativo: Sirolimo

Classe Terapêutica: Outros Imunossupressores

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Rapamune com outros remédios?

Rapamune® pode interagir com outros medicamentos. Pode ser necessário modificar a dose de Rapamune® . É importante que você mantenha uma lista escrita de todos os medicamentos (com e sem prescrição médica) que você está tomando, bem como quaisquer produtos, tais como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve levar esta lista com você cada vez que visitar o médico ou se você for internado em um hospital. Esta lista também é uma informação importante para levar com você em caso de emergências.

Informe ao seu médico ou farmacêutico antes de tomar Rapamune® se estiver tomando ou se tomou recentemente qualquer outro medicamento, especialmente:

  • Medicamentos para tratar doenças fúngicas (antifúngicos como clotrimazol, fluconazol, itraconazol, cetoconazol, voriconazol);
  • Medicamentos para tratar doenças bacterianas (claritromicina, eritromicina, telitromicina, troleandomicina, rifabutina, rifampicina, rifapentina);
  • Medicamentos inibidores da protease utilizados no tratamento de HIV e hepatite C (ritonavir, indinavir, boceprevir e telaprevir);
  • Medicamentos bloqueadores do canal de cálcio utilizados no tratamento de hipertens ão a rterial (diltiazem, nicardipina, verapamil);
  • Medicamentos para controle de convulsões (carbamazepina, fenobarbital, fenitoína);
  • Medicamentos obtidos de plantas (erva de São João – Hypericum perforatum, hipericina);
  • Medicamentos que melhoram o trânsito intestinal (cisaprida, metoclopramida);
  • Outros medicamentos que inibem ou induzem uma enzima do fígado CYP3A4 como bromocriptina, cimetidina, ciclosporina, danazol, letermovir;
  • Canabidiol.

Esses medicamentos devem ser evitados durante seu tratamento com Rapamune® . Se estiver tomando qualquer um deles seu médico pode ajustar a dose ou prescrever um medicamento diferente.

Os pacientes que recebem Rapamune® e ciclosporina e/ ou inibidores de H MG-CoA redutase e/ou fibratos devem ser monitorados quanto ao desenvolvimento de rabdomiólise (quebra das fibras musculares).

Os pacientes que recebem Rapamune® e inibidores de calcineurina podem desenvolver síndrome hemolítica urêmica (SHU -insuficiência renal progressiva, anemia por destruição dos glóbulos vermelhos e pla queta s e lesão das paredes dos vasos sanguíneos), purpura trombocitopênica trombótica (PTT - doença dos capilares com aumento da agregação plaquetária) e microangiopatia trombótica (MAT – trombose de a rteríolas e capilares associada a dano de endotélio).

Vacinação

Se você precisar receber uma vacina enquanto estiver tomando Rapamune® , consulte seu médico antes. Durante o tratamento com Rapamune® , a vacinação pode ser menos eficaz. O uso de vacinas com microrganismos vivos atenuados deve ser evitado, incluindo vacinas contra sarampo, caxumba, rubéola, poliomielite oral, BCG, febre amarela, varicela (catapora) e febre tifoide.

O uso de vacinas vivas não é recomendado com o uso de Rapamune®. Antes da vacinação, informe seu médico ou farmacêutico que você está recebendo Rapamune®.

Alimentação

A ingestão concomitante (ao mesmo tempo) de alimentos altera a biodisponibilidade do sirolimo após a administração de Rapamune® drágeas. Assim, deve-se escolher por administrar o Rapamune® sempre com ou sem alimentos. Desta forma, podemos manter o nível sanguíneo mais estável.

O suco de grapefruit (pomelo) interfere no metabolismo do medicamento. Esse suco não deve ser administrado com Rapamune® drágeas.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.