Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Ramipril + Hidroclorotiazida Germed Pharma com outros remédios?
Associações contraindicadas
Tratamentos extracorpóreos como hemodiálise ou hemofiltração com certas membranas de alto fluxo (membranas de poliacrilonitrila) e aférese de lipoproteínas de baixa densidade (LDL) com sulfato de dextrano podem acarretar risco de reações anafilactoides severas.
Associações não recomendadas
Uso concomitante com sais de potássio pelo possível aumento da concentração sérica dessa substância. Diuréticos poupadores de potássio, como espironolactona, amilorida e triantereno, devem ser evitados ou utilizados com cautela e o potássio sérico deve ser monitorado.
Associações que exigem precauções
Agentes anti-hipertensivos e outras substâncias com potencial efeito sobre a pressão arterial como nitratos, antidepressivos tricíclicos e anestésicos
Podem provocar potencialização do efeito anti-hipertensivo de Hidroclorotiazida + Ramipril.
Vasoconstritores simpatomiméticos
Pode ocorrer redução do efeito anti-hipertensivo de Hidroclorotiazida + Ramipril. Alopurinol, imunossupressores, corticosteroides,procainamida, citostáticos e outras substâncias que podem alterar o perfil hematológico, possível aumento da ocorrência de reações hematológicas.
Sais de lítio
Pode ocorrer aumento dos níveis séricos de lítio e redução de sua excreção, com aumento de sua toxicidade.
Agentes antidiabéticos, como insulina e derivados de sulfonilureia
Redução da resistência à insulina pelos inibidores da ECA e aumento pela hicroclorotiazida.
Associações a serem consideradas
Anti-inflamatórios não esteroidais (como indometacina) e ácido acetilsalicílico
Provável redução do efeito antihipertensivo, bem como desenvolvimento de insuficiência renal aguda ou aumento do potássio sérico.
Heparina
Possível aumento da concentração sérica de potássio.Corticosteroides, carbenoxolona, grande quantidade de alcaçuz, uso prolongado de laxantes e outros agentes espoliadores de potássio risco de desenvolvimento de hipopotassemia.
Digitálicos
Possível intensificação da toxicidade dos digitálicos como resultado de alterações nas concentrações eletrolíticas (por exemplo: hipopotassemia, hipomagnesemia).
Metildopa
Possível hemodiálise.
Administração enteral de substâncias trocadoras de íons como a colestiramina
Redução da absorção da hidroclorotiazida.
Relaxantes musculares do tipo curare
Possível intensificação ou prolongamento do efeito relaxante muscular.
Outras associações
O ramipril pode aumentar a vasodilatação e, consequentemente, a potencialização do efeito do álcool; o uso de inibidores da ECA pode aumentar a possibilidade de ocorrência ou agravamento de reações
anafiláticas e anafilactoides causadas pelo veneno de insetos (terapia dessenbilizante); a absorção do ramipril não é significativamente afetada por alimentos.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)