Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Qiftrim com outros remédios?
Devido à possibilidade de interação medicamentosa, você deve ter cautela com o uso concomitante de Qiftrim e os medicamentos ou substâncias descritas abaixo.
Diuréticos (medicamentos que aumentam a quantidade de urina eliminada) e digoxina (medicamento para o coração).
Medicamentos para doenças do sistema nervoso, como depressores do sistema nervoso central, como, por exemplo, antidepressivos e fenitoína.
Medicamentos que contenham em sua fórmula, como amantadina (medicamento antiviral, também utilizado em doenças neurológicas que causam dificuldade de movimentação, como Parkinson), antidiabéticos orais, ciclosporina (usada em transplantes, por exemplo), indometacina (usada em doenças reumatológicas, por exemplo) metotrexato (usado em doenças reumatológicas, por exemplo), pirimetamina (usada em infecções, como toxoplasmose, por exemplo) e varfarina (anticoagulante).
Há evidências de que a TMP interage com a dofetilida, portanto, Qiftrim não deve ser administrado em combinação com este fármaco.
Interferência em exames de laboratório
Qiftrim, especialmente o componente TMP, pode interferir na dosagem do metotrexato sérico, dependendo da técnica utilizada para medição do fármaco.
A presença de TMP e SMZ pode também interferir na dosagem de creatinina, ocasionando aumento de cerca de 10% nos valores da faixa de normalidade.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)