População Especial do Pyloripac Retrat
Lansoprazol
Pacientes Idosos
Uma dose diária de 30 mg não deve ser excedida em idosos, a não ser sob indicação médica.
Insuficiência hepática (fígado)
Não é necessário ajuste da dose inicial para portadores de disfunção do fígado leve a moderada. No entanto, uma redução na dose deve ser considerada em pacientes com insuficiência do fígado severa.
Insuficiência renal (rins)
Não é necessário qualquer ajuste na dose de lansoprazol em pacientes com disfunção renal.
Levofloxacino
Insuficiência renal
A dose de levofloxacino deve ser ajustada nos pacientes com insuficiência renal, uma vez que é excretado principalmente pelos rins.
Idosos
As doses recomendadas são válidas também para pacientes idosos. Não há necessidade de ajuste das doses, desde que esses pacientes não tenham alterações na função renal.
Amoxicilina
Idosos
As penicilinas têm sido empregadas em pacientes idosos e nenhum problema específico à geriatria foi documentado até o presente. Entretanto, pacientes idosos são mais susceptíveis a apresentarem insuficiência renal relacionada à idade, fato que pode requerer um ajuste na dose para estes pacientes que recebem penicilinas, como a amoxicilina.
Insuficiência renal
Na insuficiência renal, a excreção do antibiótico será retardada e, dependendo do grau de insuficiência, pode ser necessário reduzir a dose diária total, de acordo com o seguinte esquema:
Adultos e crianças acima de 40 Kg
- Insuficiência leve: nenhuma alteração na dose;
- Insuficiência moderada: máximo 500 mg (uma cápsula), 2 vezes ao dia (de 12 em 12 horas);
- Insuficiência grave: máximo 500 mg/dia (uma cápsula).
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)