Quais cuidados devo ter ao usar o Propionato de Clobetasol Eurofarma - Momenta?
Esteróides tópicos podem ser perigosos na psoríase por uma série de razões, incluindo recidivas ou rebotes, desenvolvimento de tolerância, risco de psoríase pustular generalizada e desenvolvimento de toxicidade local ou sistêmica devido à função ineficiente da barreira dérmica. Se usados na psoríase, o paciente deve ser cuidadosamente acompanhado.
Deve-se evitar o tratamento ininterrupto e por longo prazo com Propionato de Clobetasol, particularmente em crianças. Nestes casos pode ocorrer supressão adrenal, mesmo sem oclusão. Caso seja necessário o uso em crianças, recomenda-se que o tratamento seja revisto, periodicamente, pelo médico assistente.
A face, mais que qualquer outra área do corpo, pode exibir alterações atróficas após tratamento prolongado com corticosteróides tópicos potentes.
Isto deve ser levado em consideração no tratamento de casos como psoríase, lúpus eritematoso discóide e eczema grave. Se aplicado nas pálpebras, é necessário cuidado a fim de assegurar que a preparação não penetre nos olhos, o que poderia resultar em glaucoma. Deve-se instituir terapia anti microbiana apropriada sempre que se tratar dermatites secundariamente infectadas.
Qualquer evidência de disseminação da infecção re quer interrupção da corticoterapia tópica e instituição da terapia anti-infecciosa sistêmica adequada. Infecções bacterianas são estimuladas pelo calor, muitas vezes induzidas pelo uso de curativos oclusivos. Por essa razão, a pele deve ser limpa antes de cada oclusão.
Gravidez e lactação
A administração de corticosteroides tópicos em animais prenhes pode causar anormalidades no desenvolvimento fetal. Embora a relevância deste achado não tenha sido estabelecida com relação ao ser humano, não é recomendado o uso de corticosteroides tópico em grandes quantidades ou por períodos prolongados, durante a gravidez.
Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao seu médico se está amamentando.
Pacientes idosos
Devem-se seguir as orientações gerais descritas anteriormente.
Efeitos sobre a habilidade de dirigir veículos e/ou operar máquinas
Não há evidências de que propionato de clobetasol diminua a habilidade de dirigir veículos e/ou operar máquinas.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)