Quais cuidados devo ter ao usar o Proleukin?
A interleucina-2r, quando administrada por via intravenosa, deve ser utilizada sob supervisão medica especializada no uso de agentes quimioterápicos para tratamento de câncer. A administração do medicamento deve ser realizada em ambiente hospitalar, preferencialmente em uma unidade de tratamento intensivo para controle dos seus parâmetros clínicos e laboratoriais.
São necessárias precauções extremas e controle cuidadoso nos pacientes portadores de enfermidade cardiovascular ou respiratória grave preexistentes, alterações do estado mental ou com comprometimento da função renal ou hepática. A administração de IL-2r provoca febre e efeitos colaterais gastrintestinais na maioria dos pacientes tratados nas doses recomendadas. Seu médico poderá utilizar medicação antipirética (contra a febre) e/ou antiulcerosa para tratar ou evitar parcialmente estes efeitos colaterais. A administração de IL-2r causa um aumento reversível das transaminases hepáticas, da bilirrubina, da ureia e da creatinina.
Hipotensão arterial (queda de pressão) pode ocorrer prontamente, ou entre 2 e 12 horas após administração, e pode ser mais acentuada com a administração intravenosa rápida do que sob infusão intravenosa contínua.
Você poderá sentir irritabilidade, confusão ou depressão enquanto recebe IL-2r. Estas alterações são normalmente reversíveis quando se interrompe o tratamento.
Se você tem história de doença cardíaca, pulmonar ou autoimune, avise seu médico.
Você poderá ter insuficiência da tireoide no tratamento com Proleukin®.
Em determinados casos, alguns pacientes poderão necessitar de entubação oro-traqueal para tratar a insuficiência respiratória transitória.
Caso você sinta letargia (sono profundo) ou sonolência, avise imediatamente a seu médico pois poderá ser necessário suspender o tratamento para evitar o coma.
A administração de IL-2r pode aumentar ou piorar infecções por Staphylococcus aureus.
Caso você tenha alguma infecção bacteriana, seu médico tratará primeiro esta infecção antes de iniciar o tratamento com IL-2r.
Durante o tratamento com IL-2r podem ocorrer alterações do metabolismo da glicose, devendo-se monitorar os níveis de glicose capilar, principalmente nos pacientes diabéticos e pré-diabéticos.
Categoria de risco na gravidez: C.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Informe ao seu médico se ocorrer gravidez ou iniciar a amamentação durante o uso deste medicamento.
A excreção de Proleukin® no leite materno é desconhecida, portanto a amamentação deve ser interrompida durante o seu uso.
IL-2r tem demonstrado ter efeitos letais em embriões de ratos quando administrado em doses de 27 a 36 vezes a dose humana (baseado no peso corporal). Toxicidade materna significativa foi observada em ratas grávidas que receberam Proleukin® por via intravenosa em doses 27 a 36 vezes maiores do que a dose humana durante o período crítico de organogênese. Nenhuma evidência de teratogenia foi observada além daquela atribuída à toxicidade materna. Não há estudos adequados e bem controlados de IL-2r em mulheres grávidas. Proleukin® deve ser usado durante a gravidez somente se o potencial de benefício justificar o potencial de risco.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)