Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Proinflac com outros remédios?
O uso concomitante com AINEs, incluindo inibidores seletivos da ciclooxigenase-2, deve ser evitado.
Informe o seu médico ou enfermeiro se estiver realizando o tratamento com outros medicamentos.
Proinflac® pode afetar ou ser afetado por alguns outros medicamentos, por exemplo:
- Outros medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), incluindo COX-2 (por exemplo, celecoxib) podem aumentar o risco de úlceras gastrointestinais e sangramento devido a um efeito aditivo.
- Medicamentos que afinem o sangue ou impedem a coagulação (anticoagulantes como ácido acetilsalicílico, varfarina, ticlopidina).
- Medicamentos usados no tratamento da insuficiência cardíaca (glicosídeos cardíacos, como a digoxina), ou no tratamento da epilepsia (fenitoína) ou no tratamento da depressão (lítio) podem aumentar os níveis sanguíneos quando tomados com ibuprofeno.
- Medicamentos usados para tratar certos tipos de câncer ou reumatismo (metotrexato) tomados ao mesmo tempo que o ibuprofeno (dentro de um intervalo de 24 horas) pode aumentar os níveis sanguíneos de metotrexato e sua toxicidade.
- Um medicamento usado para interromper a gravidez (mifepristona).
- A classe de medicamentos usados como antidepressivos (antidepressivos inibidores seletivos da recepatação de serotonina, como a fluoxetina) também pode aumentar o risco de sangramento do estômago e intestinos.
- Medicamentos que reduzem a hipertensão arterial (inibidores da ECA como captopril, betabloqueadores como atenolol, antagonistas dos receptores da angiotensina II como losartana).
- Medicamentos usados para tratar a inflamação (corticosteróides, como a hidrocortisona), porque aumentam o risco de úlcera ou sangramento no estômago e intestino.
- Medicamentos usados para a micção (diuréticos, como a bendroflumetiazida), pois os AINEs podem reduzir os efeitos desses medicamentos e aumentar o risco de problemas nos rins (o uso de diuréticos poupadores de potássio com ibuprofeno pode levar a níveis elevados de potássio no sangue).
- Medicamentos usados para tratar a gota que contém probenecida e sulfimpirazona podem retardar a excreção de ibuprofeno.
- Os medicamentos utilizados para evitar a rejeição de transplantes (ciclosporina e tacrolimus) podem aumentar o risco de danos nos rins.
- Medicamentos usados para diabetes (sulfonilureias, como glibenclamida). O controle dos valores de glicose no sangue é recomendado quando estes medicamentos são usados em conjunto.
- Antibióticos do grupo quinolona, como a ciprofloxacina, devido a um risco aumentado de desenvolver ataques (convulsões).
- Os medicamentos utilizados no tratamento de infecções fúngicas (voriconazol, fluconazol (inibidores do CYP2C9)) podem aumentar os níveis sanguíneos de ibuprofeno.
- Medicamento usado para a infecção pelo HIV (zidovudina) devido ao aumento do risco de acúmulo de sangue nas articulações e hematomas.
- O consumo crônico de álcool pode aumentar o risco de sangramento do estômago e intestino.
- Um tipo de antibiótico (aminoglicosídeos). Os AINEs podem diminuir a excreção de aminoglicosídeos e aumentar sua toxicidade.
- Ginkgo biloba (um medicamento fitoterápico freqüentemente usado em demência) pode aumentar o risco de sangramento.
Alguns outros medicamentos também podem afetar ou ser afetados pelo tratamento com ibuprofeno. Portanto, sempre procure o conselho do seu médico antes de receber ibuprofeno com outros medicamentos.
O ibuprofeno pode alterar os seguintes exames laboratoriais como:
- Tempo de sangramento (pode ser prolongado por um dia após a descontinuação da terapia).
- Concentração de glicose sanguínea (pode diminuir).
- Depuração da creatinina (pode diminuir).
- Hematócrito ou hemoglobina (pode diminuir).
- Níveis sanguíneos de nitrogênio ureico e creatinina e potássio séricos (podem aumentar).
- Testes da função hepática: aumento das transaminases.
Informe o seu médico se você estiver passando por testes clínicos e estiver usando ou se usou recentemente ibuprofeno.
Exclusivo solução injetável 4mg/mL: Existe um risco de insuficiência renal em crianças e adolescentes desidratados.
Informe ao seu médico ou cirurgião dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)