Como usar - Primene

Bula Primene

Princípio ativo: Poliaminoácidos

Classe Terapêutica: Soluções De Aminoácidos Pediátricas

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Como usar o Primene?

Primene 10% deve ser administrado em uma velocidade de infusão de até 0,05 mL/kg minuto de infusão.

Quando administrado em neonatos e crianças abaixo de 2 anos, a solução (em recipientes e equipos) deve ser protegida da exposição à luz após a mistura até o final da administração.

Velocidade de infusão recomendada

Neonatos e lactentes

  • Infusão continua (gota a gota) durante 24 horas.

Crianças maiores de 2 anos

  • Infusão continua (gota a gota) durante 24 horas ou infusão cíclica (pelo menos 12 horas em 24 horas).

A taxa máxima de infusão é de até 0,1 g de aminoácidos/kg de peso/hora. Isto equivale a uma administração de 1 mL/kg de peso/hora.

Via de administração

  • Primene (poliaminoácidos) 10% deve ser utilizado apenas por via intravenosa.
  • Primene (poliaminoácidos) 10% não é indicado para a reposição de fluido ou de volume.
  • Primene (poliaminoácidos) 10% isoladamente deve ser administrado em uma veia central.
  • Primene (poliaminoácidos) 10% em coadministração ou em mistura deve ser administrado de acordo com a osmolaridade da solução infundida em uma veia central ou periférica.

Devido à sua osmolaridade elevada, Primene (poliaminoácidos) 10% não deve ser infundido isoladamente por acesso venoso periférico.

Conforme indicado em uma base individual, vitaminas e oligoelementos e outros componentes (incluindo dextrose e lipídios) podem ser adicionados ao regime de nutrição parenteral para atender às necessidades de nutrientes e prevenir o desenvolvimento de deficiências e complicações.

A osmolaridade de uma solução de infusão específica deve ser levada em consideração quando a administração periférica é considerada.

Soluções para nutrição parenteral de alta osmolaridade (>900 mOsm/L) devem ser administradas através de um cateter venoso central, com a ponta localizada em uma grande veia central.

Se for considerado adequado pela equipe médica, a solução para a nutrição parenteral pode ser administrada em veia periférica em pacientes de todas as idades, se a osmolaridade da formulação for < a 900 mOsm/L.

Primene (poliaminoácidos) 10% é geralmente administrado com uma fonte de energia apropriada para as necessidades da criança, tanto em coadministração como em mistura.

Primene (poliaminoácidos) 10% pode ser incluído na composição de misturas nutritivas que combinam carboidratos, lipídios, oligoelementos e vitaminas quando a compatibilidade e a estabilidade são conhecidas.

Quando o Primene é misturado com outras substâncias, é necessário seguir as seguintes indicações:

  • Misture as formulações contendo Primene e oligoelementos (todos os tipos, incluindo as formulações contendo cobre) de acordo com os procedimentos estabelecidos pela prática hospitalar comum.

O uso de um filtro final é necessário durante a administração de formulações contendo Primene e oligoelementos (incluindo cobre, ferro ou zinco), para a remoção de partículas visíveis que foram observadas na linha de infusão para algumas formulações.

  1. Para soluções de nutrição parenteral 2 em 1 (aminoácidos e carboidratos), use um filtro ≤1,2 mícron para remoção de partículas. Para soluções de nutrição parenteral 3 em 1 (lipídios, aminoácidos e carboidratos), use um filtro de 1,2 mícron para remoção de partículas, já que a adição de lipídios requer um filtro maior.
  2. Faça uma inspecção visual para verificar se a solução se tornou opaca ou se formou precipitados na solução, no equipo de infusão, cateter ou no filtro em linha após a manipulação, tanto antes da administração e periodicamente durante a perfusão.
  3. Se a descoloração ou formação de precipitados for observada no filtro realize análises no sangue para o cobre (ou para outros oligoelementos) quando clinicamente relevante.

Os aditivos podem ser incompatíveis.

Não adicione outros medicamentos ou substâncias sem antes confirmar a sua compatibilidade e a estabilidade da preparação resultante.

Uma adição excessiva de cálcio e fosfato aumenta o risco de formação de precipitados de fosfato de cálcio.

Inspecione visualmente o recipiente para verificar a integridade do frasco.

Use o frasco somente se a solução estiver perfeitamente clara, livre de partículas visíveis em suspensão, não branqueada e se houver vácuo.

Use condições assépticas. Descartar qualquer quantidade de Primene não utilizado e não usá-lo para posterior administração.

Em caso de adições ao frasco:

  • Garantir compatibilidade e estabilidade dos aditivos. Consulte um farmacêutico.
  • Use condições assépticas. Prepare o local de injeção do recipiente adequadamente.
  • Perfure o local de injeção e insira as substâncias a serem adicionadas com uma seringa ou um equipo de transferência / reconstituição, conforme apropriado.
  • Misture meticulosamente o conteúdo do recipiente e as substâncias adicionadas.
  • Inspecione a solução para verificar se há descoloração e presença de partículas.
  • Confirme a integridade do frasco. Use somente se o recipiente não estiver danificado e a solução estiver limpa.
  • Garantir que os requisitos de conservação das substâncias adicionadas sejam atendidos.

Quando usado em neonatos e crianças abaixo de 2 anos, o medicamento deve ser protegido da exposição à luz quando a mistura apresenta oligoelementos e/ou vitaminas, após a mistura durante a administração. A exposição do Primene à luz ambiente após a mistura gera peróxidos e outros produtos de degradação que podem ser reduzidos pela fotoproteção.

Administração da solução de infusão

Antes de usar, a solução deve estar à temperatura ambiente.

Use condições assépticas.

Apenas para uso único.

Confirme a integridade do frasco. Use somente se o recipiente não estiver danificado e a solução estiver limpa.

Não reconecte frascos parcialmente usados.

Recomenda-se a utilização de um filtro final durante a administração de todas as soluções de nutrição parentérica

Inspecione a solução final quanto à descoloração e à presença de partículas.

Não conecte frascos em série para evitar ocorrências de embolia gasosa devido ao ar residual presente no recipiente primário.

O Primene não deve ser perfundido através dos mesmos tubos contendo sangue ou componentes do sangue, a menos que haja documentação de que é seguro.

Posologia do Primene


O início, a duração e a dosagem (dose e taxa de administração) da nutrição parenteral depende das seguintes características do paciente:

  • Idade, peso e condição médica;
  • Necessidade de nitrogênio;
  • Capacidade de metabolizar componentes de Primene;
  • Complemento nutricional que pode ser fornecido por via parenteral/enteral.

A velocidade do fluxo deve ser ajustada de acordo com a dosagem, as características da solução a ser infundida, o volume total em 24 horas e a duração da infusão.

A velocidade do fluxo deve ser aumentada gradualmente durante a primeira hora, de acordo com a avaliação clínica.

A dosagem depende da idade, do peso e catabolismo proteico da criança.

As doses recomendadas são:

  • 1,5 a 3,5 g de aminoácidos/kg/24 horas;
  • 0,23 a 0,53 g de nitrogênio/kg/24 horas;
  • 15 a 35 mL de Primene (poliaminoácidos) 10%/kg/24 horas.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.