Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Prevencor maior do que a recomendada?
Ácido acetilsalicílico
Em caso de superdose acidental, procure imediatamente um médico ou um Centro de Intoxicações, mesmo na ausência de sinais ou sintomas. Enquanto a intoxicação aguda provoca alterações graves do equilíbrio ácido-básico, a intoxicação crônica causa alterações predominantes do sistema nervoso central (salicilismo). Além do distúrbio ácido-básico e eletrolítico (perda de potássio), hipoglicemia, erupções da pele e hemorragia gastrintestinal, os sintomas podem incluir hiperventilação, zumbido, náuseas, vômitos, distúrbios visuais e auditivos, cefaleia, tontura e confusão. Na intoxicação grave, podem ocorrer delírio, tremor, dispneia, sudorese, hipertermia e coma.
No tratamento da intoxicação recomenda-se medidas usuais para reduzir a absorção do princípio ativo, acelerar a excreção e monitorar o balanço hídrico e eletrolítico, normalizar a temperatura e a atividade respiratória.
Sinvastatina
Foram relatados poucos casos de superdose; a dose máxima ingerida foi de 3,6 g.
Todos os pacientes recuperaram-se sem sequelas. Até o momento, nenhum tratamento específico foi recomendado, portanto, devem ser adotadas medidas gerais.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)