Quais cuidados devo ter ao usar o Pomicina?
Não utilize Pomicina para uso oftálmico.
O uso em feridas profundas ou grandes extensões de queimaduras pode originar uma maior absorção da neomicina para o sangue, por isso o risco deve ser avaliado pelo médico. Nos casos em que esta absorção é muito grande, e principalmente se o paciente já tem problemas na função dos rins, ou quando ele usa outros medicamentos que podem alterar a função dos rins ou a audição, podem ocorrer eventualmente problemas nestes órgãos.
Pacientes que já usaram antibióticos aminoglicosídeos (por exemplo, a canamicina e/ou estreptomicina) e aqueles que usam ao mesmo tempo Pomicina e outros antibióticos aminoglicosídeos, devem ser acompanhados pelo médico, pois pode haver uma maior chance de aparecerem efeitos colaterais.
Uso local prolongado deve ser evitado pois pode levar a sensibilização da pele e possível sensibilidade cruzada para outros aminoglicosídeos.
O uso em feridas profundas ou grandes extensões de queimaduras pode originar absorção sistêmica, por isso o risco deve ser avaliado. A absorção sistêmica pode ser significativa e originar risco de nefrotoxicidade ou ototoxicidade.
Outros antibióticos aminoglicosídeos podem apresentar reação de sensibilidade cruzada com a neomicina.
Uso local prolongado deve ser evitado pois pode levar a sensibilização da pele e possíve sensibilidade cruzada para outros aminoglicosídeos
Interações medicamentosas:
Reações de hipersensibilidade podem ocorrer com maior freqüência com o uso concomitante de outros antibióticos aminoglicosídeos por via sistêmica.
Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)