Precauções - Pilem

Bula Pilem

Princípio ativo: Levonorgestrel

Classe Terapêutica: Contraceptivo Sistêmico De Emergência

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Pilem?

Gravidez e lactação

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento. Antes de iniciar o tratamento é aconselhável fazer exame de laboratório para verificar se já existe gravidez.

Pilem não deve ser usado em casos de gravidez confirmada ou suspeita. Nestes casos ele não impede a evolução da gravidez. Esta droga é contraindicada para uso em grávidas. Informe seu médico a ocorrência de gravidez se pretende usar ou se usou Pilem.

Se você estiver amamentando e tomar Pilem, lembrar que Pilem pode passar para o leite humano, porém estudos já mostraram que a quantidade de Pilem encontrado no leite não interfere na qualidade nem na quantidade do leite materno, porém é recomendado que o uso de Pilem ocorra somente após 6 semanas pós-parto, nos casos de sua indicação.

Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando.

A menstruação pode se alterar após a utilização de Pilem. Em geral, o fluxo menstrual será semelhante ao habitual, porém em alguns casos, o fluxo poderá ser maior ou menor.

A maioria das mulheres menstruará dentro do prazo previsto, porém variações podem ocorrer, com a menstruação surgindo antes ou depois da data esperada. Se atrasar mais de 7 dias da data prevista, procure seu médico para avaliar a possibilidade de ocorrência de gravidez.

Em casos de atraso menstrual superior a uma semana, deve-se considerar a possibilidade de gravidez.

Este medicamento causa malformação ao bebê durante a gravidez.

Não deve ser utilizado durante a gravidez.

Pacientes idosos

Não há restrições específicas para o uso em pacientes idosos.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.