Quais cuidados devo ter ao usar o Piascledine?
Hepatotoxicidade/Disfunção hepática (problemas relacionados ao fígado)
Durante o período póscomercialização, foram notificadas reações adversas como citólise hepática, colestase, icterícia e aumento das transaminases. Portanto, esta informação deve ser levada em consideração antes de iniciar o tratamento com Piascledine® 300 em pacientes com histórico médico ou que sofram de distúrbios hepáticos ou biliares ou que apresentem qualquer condição médica que possa aumentar o risco de colelitíase ou lesão hepática. Piascledine® 300 deve ser descontinuado em caso de sintomas biológicos ou clínicos de lesão hepática ou biliar.
Hipersensibilidade/Alergia
Durante o desenvolvimento clínico do produto foram notificadas reações de hipersensibilidade, bem como erupção cutânea, urticária, dermatite. Os pacientes devem ser alertados sobre sinais e/ou sintomas sugestivos de reação alérgica e devem interromper o tratamento e consultar seu médico na primeira ocorrência de reação cutânea ou sinais de hipersensibilidade.
Trombocitopenia (baixo número de plaquetas no sangue)
Poucos casos de trombocitopenia foram relatados com Piascledine®, incluindo um durante o desenvolvimento clínico. Piascledine® 300 deve ser descontinuado em caso de sintomas indicativos de distúrbios de coagulação (por exemplo, petéquias, púrpura).
Insuficiência renal
Não há dados disponíveis em pacientes com insuficiência renal pré-existente. Portanto, nenhuma recomendação pode ser feita.
Gravidez e amamentação
Não se recomenda a utilização deste medicamento durante a gravidez e amamentação. Informe seu médico sobre a ocorrência de gravidez durante o tratamento ou após o seu término. Informe seu médico se está amamentando.
Categoria de risco C: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.
Mulheres em idade fértil
Não há dados clínicos para avaliar o efeito de Piascledine® na fertilidade humana. O uso de Piascledine® 300 não é recomendado em mulheres com potencial para engravidar sem métodos contraceptivos.
Uso em crianças
Não se recomenda o uso em crianças, pois não há estudos nesta população.
Uso em pacientes idosos
Manter os mesmos cuidados recomendados para pacientes adultos.
Efeitos na capacidade de dirigir ou operar máquinas
Não é esperado que Piascledine® 300 afete a capacidade de dirigir ou operar máquinas.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)