Como usar o Phosfoenema?
Phosfoenema® deve ser administrado por via retal.
- Antes de usar, retire a capa protetora da cânula retal.
- Com o frasco para cima, segure com os dedos a tampa sulcada. Com a outra mão, segure a capa protetora, retirando-a suavemente.

- Escolher a posição mais conveniente, entre as citadas nas ilustrações.
- Lado esquerdo: Deitar sobre o lado esquerdo, com os joelhos em flexão e braços relaxados.

- Joelho – tórax: Ajoelhar-se e, em seguida, baixar a cabeça e o tórax para a frente, até que o lado esquerdo da face repouse na superfície, deixando os braços em posição confortável.

- Auto-administração: O processo mais simples é assumir a posição indicada, deitado sobre uma toalha, colocada de preferência, no piso do banheiro.

- Com pressão firme, inserir suavemente a cânula no reto, comprimindo o frasco até ser expelido quase todo o líquido. Retire a cânula do reto.
- Nota: Não é necessário esvaziar completamente o frasco porque ele contém quantidade de líquido superior à necessária para uso eficaz.
- Não forçar o enema, poderá resultar em perfuração e/ou abrasão do reto.
- Após a compressão, uma pequena quantidade ficará no frasco. Manter a posição até sentir forte vontade de evacuar (geralmente 2 a 5 minutos).
Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco
Os idosos são mais sensíveis aos efeitos dos enemas. Não utilizar em crianças menores de 12 anos de idade e em portadores de insuficiência hepática ou renal (mal funcionamento do fígado ou dos rins). Verificar os itens Quais as contraindicações do Phosfoenema? e Quais cuidados devo ter ao usar o Phosfoenema?.
Adultos e crianças acima de 12 anos
A dose usual de Phosfoenema® é de 100 mL em 24 horas, ou conforme prescrição médica.
A dose máxima diária não deve exceder os 100mL em 24 horas.
A Embalagem
Phosfoenema® possui embalagem especialmente desenvolvida, com ponta anatômica, lubrificada, com capa protetora e válvula de segurança para controlar o fluxo e evitar o refluxo.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)