Precauções - Perindopril Erbumina Ranbaxy

Bula Perindopril Erbumina Ranbaxy

Princípio ativo: Perindopril Erbumina

Classe Terapêutica: Inibidores Da Eca Puros

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Perindopril Erbumina Ranbaxy?

Se alguma das seguintes condições se aplicar a você, por favor informe ao seu médico, farmacêutico ou enfermeiro antes de tomar perindopril erbumina:

  • Se você tem estenose da aorta (estreitamento do principal vaso que leva o sangue do coração) ou cardiomiopatia hipertrófica (doença do músculo cardíaco) ou estenose da artéria renal (estreitamento da artéria que fornece o sangue aos rins);
  • Se você tem algum outro problema cardíaco;
  • Se você tem problemas no fígado;
  • Se você tem problemas renais ou se está fazendo diálise;
  • Se você tem os níveis aumentados anormalmente de um hormônio chamado aldosterona em seu sangue (aldosteronismo primário);
  • Se você sofre de doença vascular do colágeno tal como lúpus eritematoso ou esclerodermia;
  • Se você estiver em uma dieta restrita de sal ou usa substitutos do sal que contêm potássio;
  • Se você tem diabetes;
  • Se você vai se submeter à anestesia geral e/ou cirurgia de grande porte;
  • Se você sofreu recentemente de diarreia ou vômitos, ou está desidratado;
  • Se você está recebendo tratamento de dessensibilização para reduzir os efeitos de alergia a abelha ou vespa;
  • Se você vai se submeter à aférese de LDL (remoção do colesterol do seu sangue por uma máquina);
  • Se você foi informado pelo seu médico que possui intolerância a alguns açúcares;
  • Se você estiver tomando algum dos seguintes medicamentos utilizados para tratar a pressão arterial elevada:
    • Alisquireno;
    • “Bloqueador do receptor da angiotensina II" (BRAs) - por exemplo, valsartana, telmisartana, irbesartana), em particular, se você tem problemas renais relacionadas ao diabetes.
      O seu médico pode verificar a sua função renal, pressão arterial e a quantidade de eletrólitos (por exemplo, potássio) no sangue em intervalos regulares.
  • Se você é de origem negra, pode ter um maior risco de angioedema e este medicamento pode ser menos eficaz na redução da sua pressão arterial do que em pacientes não-negros;
  • Se você estiver tomando qualquer uma das seguintes medicações, o risco de angioedema é aumentado:
    • Racecadotril (usado no tratamento da diarreia);
    • Sirolimus, everolimus, temsirolimus e outros fármacos pertencentes à classe dos chamados inibidores de mTOR (usados para evitar a rejeição a orgãos transplantados);
    • Sacubitril (disponível como combinação de dose fixa com valsartana), usado para tratar a insuficiência cardíaca a longo prazo.

Angioedema

Angioedema (uma reação alérgica grave com inchaço da face, lábios, língua ou garganta com dificuldade em engolir ou respirar) tem sido relatada em pacientes tratados com inibidores da ECA, incluindo o perindopril erbumina.

Isto pode ocorrer em qualquer momento durante o tratamento. Se você desenvolver esses sintomas, você deve parar de tomar perindopril erbumina e consulte um médico imediatamente.

Você deve informar ao seu médico se acha que está grávida (ou poderá engravidar). O perindopril erbumina não é recomendado no início da gravidez e não deve ser tomado após o terceiro mês de gravidez, uma vez que pode ser gravemente prejudicial para o bebê se utilizado a partir deste estágio.

Crianças e adolescentes

O uso de perindopril erbumina em crianças e adolescentes até os 18 anos não é recomendado.

Efeitos na capacidade de condução de veículos e operação de máquinas

O perindopril erbumina normalmente não afeta o estado de alerta, contudo podem ocorrer em alguns pacientes tonturas ou fraqueza devido à pressão arterial baixa. Se você foi afetado desta maneira, sua habilidade para dirigir ou operar máquinas pode estar comprometida.

Gravidez e Lactação

Se você está grávida ou amamentando, acha que pode estar grávida ou planejando engravidar, informe ao seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento.

Gravidez

Você deve informar ao seu médico se acha que está grávida (ou poderá engravidar). O seu médico normalmente vai aconselhá-la a interromper o uso de perindopril erbumina antes de engravidar ou assim que você descobrir que está grávida, e a aconselhará a tomar outro medicamento em vez de perindopril erbumina.

O perindopril erbumina não é recomendado no início da gravidez e não deve ser tomado após o terceiro mês de gravidez, uma vez que pode ser gravemente prejudicial para o bebê se utilizado a partir deste estágio.

Lactação

Informe ao seu médico se você está amamentando ou se vai começar a amamentar. O perindopril erbumina não é recomendado para mulheres que estejam amamentando, e seu médico poderá escolher outro tratamento, caso você deseje amamentar, especialmente se o bebê for recém-nascido ou prematuro.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

Excipientes

O perindopril erbumina contém lactose. Se você foi informado pelo seu médico que você possui intolerância a alguns açúcares, informe ao médico antes de iniciar o tratamento com este medicamento.

Atenção: Este medicamento contém açúcar (lactose), portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.