Qual a ação da substância do Penetro?
Resultados de Eficácia
Foi realizado um estudo randomizado, comparativo, para avaliar a eficácia e segurança do Terpina + Mentol + Eucaliptol de forma comparativa com água destilada no tratamento da obstrução nasal aguda.
Participaram 60 pacientes, com idade entre 18 e 65 anos, de ambos os sexos, com queixa de obstrução nasal aguda e diagnóstico clínico de resfriado ou gripe.
Os pacientes foram randomizados em dois grupos e orientados a realizar duas a três inalações por dia, durante quatro dias.
Dois pacientes foram excluídos, totalizando 58 participantes no estudo.
No segundo e quarto dias de tratamento se observou uma porcentagem maior na redução da obstrução nasal de qualquer grau, em relação ao primeiro dia, nos pacientes do grupo Terpina + Mentol + Eucaliptol em relação àqueles do grupo água destilada, sem significância estatística.
O tratamento com Terpina + Mentol + Eucaliptol mostrou-se mais eficaz do que o tratamento água destilada em todos os parâmetros analisados. Essa superioridade foi estatisticamente significante ao compararmos os tratamentos quanto à abolição da obstrução nasal, melhora da obstrução nasal logo após as inalações e satisfação do médico com o tratamento.
Louis, L. Estudo clínico, duplo cego, randomizado comparativo de avaliação da eficácia e segurança do produto Terpina + Mentol + Eucaliptol inalante (eucaliptol, terpina monoidratada, mentol) versus água destilada, no tratamento de obstruções nasais agudas.
Características Farmacológicas
Propriedades Farmacodinâmicas
O eucaliptol possui ação anti-inflamatória e de frescor, facilita a remoção das coleções patológicas. A terpina monoidratada possui propriedade acidificante e expectorante. O mentol possui ação antisséptica nas vias aéreas.
As inalações dos vapores têm amplo uso em medicina, com um mínimo de irritação local. Nas afecções das vias aéreas superiores obtém-se uma fluidificação e desobstrução rápida e duradoura, sem causar qualquer dano à mucosa nasal. A ação dos componentes em conjunto proporciona uma ação fluidificante e desobstrutiva da mucosa nasal e com livre penetração nas fossas nasais, paranasais e vias aéreas inferiores, o que facilita a expectoração brônquica.
A ação do produto é imediata.
Propriedades Farmacocinéticas
Distribuição:
Produto é conduzido por meio de vapores de água para o interior das vias aéreas.
Absorção:
A ação do produto é essencialmente tópica no local da agressão, agindo diretamente na via respiratória.
Excreção:
O produto geralmente é eliminado pela própria via aérea, principalmente nos casos de acúmulo de secreção.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)